O Facebook está a ser afetado por uma onda de imagens criadas com Inteligência artificial como são exemplos as diversas representações do “Shrimp Jesus”. A plataforma de jornalistas de TIC, 404 Media, explica que imagens bizarras de IA transformaram partes do Facebook num lugar por vezes estranho”. E a grande questão, segundo a Business Insider, é por que motivo não está a Meta a fazer nada em relação a isto?

A 404 Media tem noticiado a proliferação de imagens spam de IA como o “Shrimp Jesus” que tem criado uma espécie de Internet morta-viva, na qual pessoas falsas publicam imagens falsas. Nos últimos meses, surgiram diversas versões de imagens de inteligência artificial com pessoas a fazer esculturas com serras elétricas, crianças a exibir bicicletas feitas de vegetais, idosos a explodir bolos de aniversário, crianças moribundas ou mutiladas e, claro, o Jesus Camarão.

Jason Koebler, jornalista da 404 Media explica que a plataforma se tornou “em algo pior do que bots a falar com bots. É bots a falar com bots, bots a falar com bots sob a direção de humanos, humanos a falar com humanos, humanos a falar com bots. Humanos a discutir sobre uma coisa falsa feita por um bot, humanos a falar com ninguém sem o saberem. Contas humanas sequestradas transformadas em bots, humanos preocupados com o facto de os outros humanos com quem falam serem bots, contas híbridas humano/bot”. Para Koebler, a Meta está tão empenhada na IA que quer que nos habituemos a ver imagens com IA e, por isso, está disposta a deixar passar esta situação.

Mas, a Business Insider faz uma análise mais profunda para explicar por que motivo o Facebook está, por enquanto, a permitir este tipo de spam de imagem de IA.

Em primeiro lugar, é ano de eleições nos EUA, por isso, o Facebook tem maiores problemas de moderação de conteúdos para resolver. Além disso, as imagens em si são, na sua maioria, inofensivas, e as imagens individuais não entram em conflito com as diretrizes de conteúdo. O “Shrimp Jesus” camarão é absurdo e coisas como esta podem arruinar a experiência do Facebook a longo prazo. Mas não se trata realmente de uma questão de violação das regras de conteúdo, conclui a revista online

O isco do “engagement” também não é necessariamente uma tática proibida. Nada diz que não se pode publicar muito conteúdo de engagment para enganar os utilizadores. É possível violar as regras com determinadas táticas de spam, mas talvez estas contas alimentadas por IA não estejam a ultrapassar os limites. Além disso, o Facebook começará a detetar e a rotular algumas imagens geradas por IA, mas não há regra alguma que diga que não se pode publicar algo só porque é gerado por IA.

Veja na galeria de imagens do "Shrimp Jesus":

Imagens bizarras visam captar "engagment"

Imagens bizarras geradas por IA inundam o Facebook, à medida que hacks e bots de engagment se multiplicam na plataforma de redes sociais, gerando inclusive a imagem apelidada “Shrimp Jesus”.

“Shrimp Jesus” é uma representação surreal e muitas vezes perturbadora de Jesus Cristo fundido com criaturas marinhas, como caranguejos e camarões.

Essas imagens são geradas por IA, uma consequência da inundação de spam gerado por IA que se espalhou recentemente pelo Facebook mediante uma técnica de hacking de engagment.

Embora a maioria destas imagens apresente representações mais tradicionais de Jesus, “Shrimp Jesus” chamou mais a atenção para o fenómeno, suscitando reações de perplexidade nas caixas de comentários online.