SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 20 Out 2010 às 17:04

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Análise TeK: Galaxy Tab – o companheiro ideal para o lazer, mas também para o trabalho

O tamanho do Galaxy Tab pode ser visto como uma vantagem na portabilidade e a capacidade de acesso instantâneo às aplicações e conteúdos conquistam rapidamente quem não quer perder tempo. Seja para jogar, consultar a Web ou responder a emails.

Para quem tiver dificuldade em classificar o Galaxy Tab da Samsung entre um smartphone grande e um Tablet pequeno deixamos a certeza ainda antes de ler o texto da análise feita pelo TeK: ambas as respostas estão correctas. Mas isso não retira qualquer valor ao novo equipamento da marca coreana que a Vodafone começou a vender ontem e que a TMN já tem em demonstração nas lojas. Pelo contrário.

O tablet tem um ecrã de 7 polegadas e a dimensão e peso de um pequeno bloco de notas, o que o torna ideal para segurar só com uma mão, libertando a outra de forma fácil para o necessário manuseio do interface, a navegação na Internet ou a escrita de textos. O ecrã não é um AMOLED, mas não deixa de surpreender pela qualidade, dominando a face frontal do tablet que tem um design agradável e robusto, de toque suave.

Mantendo o minimalismo na utilização de botões, com quatro ícones sensíveis ao toque na frente do Galaxy Tab e apenas dois botões na lateral direita – o de ligar/desligar que activa o ecrã quando está em suspensão e o do volume de som, todo o controle das funcionalidade é feito através de toque.

Mas, logo às primeiras experiências, o tipo de utilização “entranha-se” e torna-se quase viciante pela rapidez de resposta do equipamento e pela multiplicidade de tarefas que podem ser feitas só a partir do pequeno ecrã. Na horizontal ou na vertical.

samsung galaxy tab
Por dentro reina o Android. A Google até já pode ter admitido que o sistema operativo Android não foi desenhado para tablets, mas neste smartphone de ecrã grande a versão 2.2 do Android porta-se lindamente, sobretudo quando os conteúdos já foram adaptados para responder ao tamanho XL do ecrã. A resposta táctil é rápida, a navegação entre os menus é fácil e a configuração não podia ser mais simples, semelhante a outros telefones Android, ajudada pelo processador Cortex A8 1.0.

A conectividade é garantida pela rede 3G ou Wi-Fi, sendo que está limitada aos 7,2 Mbps que - provavelmente por deficiência de cobertura - já causaram alguns "engasgamentos" na navegação e visualização de vídeos em streaming.

samsung galaxy tab
Email, acesso Web – sem limitações com o Flash -, jogos divertidos, vídeos do YouTube e uma oferta variada de eBooks são factores que já se conjugaram para conquistar todos os membros do agregado familiar que nos últimos dias disputaram o tempo de interacção com o Galaxy Tab, esticando a capacidade de bateria (de 7 horas em uso) e a resposta do sistema, mas também – e infelizmente – o plafond de dados de acesso Internet, castigado sobretudo pelo download de muitas aplicações e livros.

Na área dos eBooks tenho de fazer uma declaração prévia: sou fã (quase) incondicional do Kindle e da sua excelente dedicação aos livros digitais. Mas já comecei a encher as prateleiras do Galaxy Tab com alguns eBooks, para já só gratuitos, descarregados através da loja Kobo ou do Google Books.

E por isso as aventuras de Hucleberry Fin já estão ao lado de títulos como o Orgulho e Preconceito de Jane Austen e de outros mais esotéricos como o The Violet Fairy Book de Andrew Lang ou o The Book of Tea, aconselhado apenas a apreciadores desta bebida de inspiração oriental.

samsung galaxy
A câmara fotográfica traseira, de 3 Mpixels é uma boa surpresa, e as imagens são depois vistas a toda a dimensão do ecrã, para gozo de quem as captura e dos fotografados.

O suporte multimédia é, aliás, uma das vantagens do equipamento, que suporta uma série de formatos, desde o DiVX ao MPEG4, H.263 e H.264, mas não o WMV da Microsoft (!). Falta perceber se depois a extrapolação para outros ecrãs funciona assim tão bem.

Ainda não experimentei a ligação por DNLA, mas essa é uma tarefa que está agendada para quando estiver com mais tempo em casa, junto de toda a aparelhagem multimédia que já tira partido desta tecnologia de ligação e partilha de conteúdos entre diferentes dispositivos…

Comparado com o grande ícone dos tablets, o iPad, este pequeno dispositivo traz vantagens de facilidade de transporte e “arrumação”, mas os mais conhecedores apontarão certamente a possibilidade de telefonia de voz (que no iPad tem de ser “forçada”), o suporte ao Flash que faz (ainda) tanta diferença na navegação na Internet e as duas câmaras fotográficas, quando o terminal da Apple não possui nenhuma…

Estas são comparações em detalhes que por vezes esbarram em questões de preferência de design, ou melhor de marketing.

O preço é também um dos factores a considerar, até porque em tempo de crise os orçamentos encolhem em vez de esticar. 614,9 euros para o modelo de 16 GB é um preço demasiado elevado, sobretudo considerando que grande parte dos notebooks já ronda este valor e que os netbooks estão a metade do preço.

Mas a comparação aqui deve fazer-se com smartphones de topo de gama, ou directamente com o iPad, e ai as diferenças esbatem-se. Mais caro do que o novo Samsung Omnia7 (com Windows Phone 7) e mais caro que o iPad de 16 GB, o Galaxy Tab vai ter de se agarrar à exclusividade que para já tem no mercado português e aos argumentos adicionais para fazer valer o seu preço no ponto de venda.

Se esta pequena explicação não foi suficiente para fazer luz sobre as funcionalidades do novo Galaxy Tab, vale a pena ver o vídeo preparado pela Samsung, que deixamos abaixo. Até porque uma imagem vale mil palavras e por isso um vídeo equivalerá a um pequeno tratado…

Fátima Caçador

Nota da Redacção: Foram acrescentados dois parágrafos que - por erro de formatação - tinham ficado de fora...
Foi ainda corrigida a referência ao sensor da câmara fotográfica, que é de 3 e não de 5 Mpixel.


Vídeos

Votações

A guerra nos smartphones faz-se cada vez mais no segmento de baixo preço e no de alta gama. Quanto investiu no equipamento que tem atualmente?

VotarVer Resultados

Glossário

GMVer

Soft. Iniciais de General MIDI ...

Glossário

Tags

3380 resultados
1899 resultados
1668 resultados
1636 resultados
1290 resultados