Análise TeK: expandir o sinal Wi-Fi com o Asus Ranger Repeater RP-AC68U

Se a sua rede Wi-Fi acusa falhas de cobertura em determinados pontos da casa, um repetidor de sinal pode ser a solução. E esta sugestão da Asus cumpre bem a missão, com um design irreverente e que será particularmente apreciado pelos jogadores.

Asus Ranger Repeater RP-AC68U

Acontece todos os dias ao mais “comum dos mortais”: quando está a usar o smartphone, o tablet ou o portátil num ponto mais recôndito da casa, a ligação Wi-Fi começa a falhar – porque entre o router e o seu escritório está uma parede mais “blindada”, porque há interferências pelo meio quando está na cozinha ou simplesmente porque a zona mais afastada do jardim, junto à piscina, está longe da origem do sinal… 

Nestes casos, não valerá a pena ligar para o seu operador de Internet e TV a queixar-se de problemas de sinal. O mais provável é que esteja efetivamente demasiado longe do router, ou com vários (e poderosos) obstáculos pelo meio. O que fazer? Vai ter de investir num repetidor de sinal, é quase certo.
Em busca de sucesso nessa missão no nosso escritório e também num ambiente mais recatado, em casa, os testes que efetuámos ao Asus RP-AC68U mostraram bons resultados, de uma forma geral, e com alguns pontos importantes a destacar. E o primeiro acaba por ser o peculiar design deste repetidor de sinal.
Design característico
Basicamente, o RP-AC68U pode ser alvo de apreciações discutíveis no que diz respeito ao aspecto exterior e respetivo formato. É certo que se trata de um repetidor que pode ser solução para qualquer utilizador que efetivamente precise de ver a sua rede Wi-Fi otimizada e extendida, mas é notório que este modelo está mais "virado" para um público apreciador de jogos.

Não ficará (tão) bem nos escritórios ou salas de estar com decorações mais refinadas, mas, de uma forma geral, também não destoa totalmente de qualquer ambiente. Esta será sempre uma questão subjetiva, apesar de existirem outros modelos, de outras marcas, que pautam por um design mais discreto.
As luzes LED a vermelho contrastam com os tons negros da “caixa”, que se apresenta num agradável formato de paralelepípedo (178 x 106 x 106 mm) em que todas as faces estão “limpas”, tirando a posterior, onde se situam as ligações.

Entre estas pode contar com cinco portas de rede Ethernet, uma porta USB 3.0, o botão WPS, o botão On/Off e os indicadores LED de força de sinal de ambas as frequências – 2,4 e 5 GHz –, bastante úteis. A parte de cima do RP-AC68U é a que, a nosso ver, está mais bem conseguida, com apontamentos de design originais e que lhe dão um toque especial. Mais uma vez, é uma questão de gosto, apenas.

Instalação simplificada

Colocar em funcionamento um dispositivo de rede como o RP-AC68U é hoje, por norma, mais fácil do que acontecia há uns anos. Neste caso em particular, caso o router que utilizamos para estabelecermos ligação à internet seja compatível com a norma Wi-Fi Protected Setup (WPS), o processo é simples e rápido.

Basta ficarmos a pressionar o botão WPS do repetidor (pode ser preciso também fazer o mesmo no router em causa) e o RP-AC68U enquadra-se perfeitamente na rede wireless que temos estabelecida, sem grandes preocupações.

E ao abrir o browser somos imediamente direcionados para a interface que ajuda a configurar a forma como este equipamento ajuda a extender a rede sem fios, que também se afigura intuitiva e funcional. Nas situações em que o router utilizado não disponibiliza suporte para WPS, a instalação é um pouco mais morosa, apesar de também não complicar demasiado.

Na primeira vez que utilizamos o equipamento com uma rede devemos ligá-lo ao router via Ethernet, sendo que o mesmo surge de imediato no lote de redes sem fios disponíveis.

Efetuámos a instalação num ambiente doméstico com um router de uma sobejamente conhecida operadora de internet em Portugal e foi dessa forma que conseguimos facilmente instalar o RP-AC68U: após a ligação por Ethernet e respetiva deteção, selecionámos esta opção da Asus como se fosse uma rede sem fios e encetámos o processo de configuração via browser. Terminada esta etapa, podemos depois colocar o repetidor no local desejado, desde que este esteja dentro do alcance da rede wireless já disponível.

Alcance e força de sinal

Utilizar esta opção passa ser uma extensão da sua rede Wi-Fi com sucesso – conseguimos anular as zonas da casa onde não conseguíamos ter ligação de internet rápida o suficiente para visualizar filmes 4K em streaming e uma área ampla de cinco a dez metros no jardim ficou completamente coberta a partir do momento em que colocámos o RP-AC68U perto de uma das janelas nessa face da casa.

O mesmo streaming permitiu mesmo ter vários equipamentos diferentes ligados à rede em simultâneo e a desempenhar tarefas distintas, todas elas bastante exigentes a nível de recursos de rede, entre jogos em multiplayer, transferências de ficheiros e visualização de vídeos em Full HD.

O desempenho da rede nunca poderá ser tão bom nestes casos quanto aqueles em que estamos a realizar apenas uma atividade do género, mas o que é certo é que não notámos sinais de atrasos ou bloqueios e a expansão da rede mostrou estar realmente bem conseguida. Obviamente que tudo depende também da qualidade da ligação de base, que, no nosso caso, ajuda bastante a que os resultados sejam satisfatórios.

Falando novamente de streaming, a porta USB 3.0 integrada pode transformar o equipamento num leitor multimédia de rede perfeito para esse efeito, tal como ligar-lhe um disco rígido externo faz com que assuma também as funções de NAS (ou disco de rede), dando acesso aos seus ficheiros em qualquer ponto da rede wireless e a partir de qualquer equipamento ligado à mesma.

Aliás, a própria Asus promove este tipo de utilizações, afirmando que com o RP-AC68U podemos criar a nossa própria “nuvem”, o que acaba por ser verdade. A própria interface de apoio ao equipamento e respetiva ligação criada dá uma ajuda nesse sentido, com a plataforma iACloud.

Separação otimizada

O RP-AC68U integra quatro antenas MIMO internas, sendo que todas recebem sinal e apenas três emitem. O alcance é excelente, como já fizemos referência, e, em termos práticos, o facto de conseguir disponibilizar e gerir automaticamente os dois canais de frequência de 2,4 e 5 GHz faz a diferença (também é possível fazer a gestão mais pormenorizada desta configuração no painel de controlo da Asus).

A frequência de 2,4 GHz, tipicamente melhor ao nível do alcance e na transposição de obstáculos físicos, assegura o alcance da expansão da rede sem fios, ao passo que a de 5 GHz, mais veloz do que adequada a garantir um maior alcance, dedica-se aos equipamentos que estiverem ligados mais perto do equipamento.

Ou seja, na prática o que acontece é que esta solução da Asus “dá” aos equipamentos que se ligam à rede a possibilidade de “escolherem” que frequência de funcionamento querem utilizar. Isto decorre automaticamente e em busca da largura de banda mais rápida, mais estável e com sinal mais forte.

Daí notarem-se velocidades de transferências de ficheiros mais perto do RP-AC68U, como seria de esperar. Em teoria, os 5 GHz conseguem alcançar velocidades de até 1.300 Mbps, ao passo que os 2,4 GHz podem alcançar 600 MHz, o que faz aparecer a marca total de 1.900 Mbps que a marca anuncia, em casos de ligações sem fios assentes na norma 802.11 ac. Não será nunca possível chegar a estes "picos" de velocidades, mas o desempenho notado é positivo, sem dúvida.

Em Windows 10 e Mac

Podemos afirmar que a instalação e funcionamento com equipamentos com Windows 10 desenrolam-se sem qualquer tipo de percalço, sendo que vários smartphones Android e iOS também se relacionaram com a rede expandida através do RP-AC68U sem complicações. Mas a compatibilidade com ambientes Mac está igualmente assegurada, segundo informações da Asus.

Menos positivo é a ausência de mecanismos que permitam instalar o RP-AC68U numa parede, por exemplo, algo que no nosso caso faria toda a diferença, visto que é numa posição como essa que optamos por colocar qualquer dispositivo enquadrado na rede wireless doméstica. Ainda assim, uma situação de improviso permitiu instalar o RP-AC68U eficaz e discretamente. Os três anos de garantia são um ponto a favor, por outro lado.

Resumindo, o RP-AC68U é claramente uma boa opção entre os repetidores de sinal Wi-Fi. Pode não ter o design que mais consensos reúne, pode também não ser o mais barato (159,90 euros), mas cumpre certamente a missão a que se destina, com duas vantagens acima de outras: a divisão 2,4 e 5 GHz, apoiada pelo sistema automático que medeia o processo de divisão de largura de banda, por assim dizer, e a simplicidade de configuração. 

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    37%

  • Prefiro jogar no computador

    38%