Estudo europeu conduzido em Portugal mostra como carros e aviões podem “trocar ideias”

O futuro passa pela partilha de tecnologia entre a aeronáutica e os automóveis, revela um relatório realizado pelo INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial no âmbito do projeto europeu AEROCAR.

tek motor de avião

Quais as principais tendências do sector aeronáutico e automóvel, particularmente no que diz respeito a novos materiais e tecnologias de produção? E qual o respetivo potencial de transferência intersectorial? É este o mote para a apresentação dos resultados preliminares deste estudo, que são divulgados esta quarta-feira, dia 12 de abril.

Promovido pelo Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), em colaboração com dois centros tecnológicos de investigação, desenvolvimento e inovação espanhóis, o Centro Tecnológico Automóvel da Galiza (CTAG) e a Leartiker, e o centro francês de investigação e desenvolvimento Rescoll, o projeto AEROCAR tem como missão criar uma rede internacional de transferência tecnológica entre o sector da aeronáutica e automóvel, para maximizar o impacto dos desenvolvimentos tecnológicos recentes e futuros.

“As diferentes prioridades destes setores, nomeadamente a importância diferenciada nos tempos e custos de produção, nos procedimentos de controlo de qualidade e nos processos de inovação, levam a estratégias diferentes na hora de incorporar as novas tecnologias à disposição. É portanto necessário avaliar o modo como cada setor as incorporou, para identificar oportunidades de transferência tecnológica intersectorial”, refere Luís Pina, investigador do INEGI e gestor do projeto AEROCAR, numa nota enviada à imprensa.

Os resultados preliminares do projeto europeu AEROCAR vão ser apresentados esta quarta-feira, às 14h00, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, seguindo-se um debate com a presença de representantes de empresas de ambos os sectores, nomeadamente a Caetano Aeronautics, Critical Materials, Inapal Plásticoe e Simoldes.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%