Google já “ensinou” tecnologia a mais de 15 mil portugueses

A iniciativa gratuita está em vários países e chegou a Portugal em dezembro último, com o nome de Atelier Digital. Divide-se entre cursos online e formação presencial em instituições de ensino superior, que arranca agora.

tek google

A intenção deste projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da SIC Esperança, é ajudar dotar os jovens portugueses, com ou sem formação académica, de competências digitais. Desde que entrou em funcionamento, o Atelier Digital da Google já formou um total de 15.019 portugueses.

Na formação online estão disponíveis 23 módulos que cobrem diferentes áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa, email, redes sociais, redes display, vídeo, ecommerce e web analytics.

A formação é baseada em tutoriais em vídeo seguidos de atividades e no final os formandos terão disponível um teste que lhes permitirá obter uma certificação reconhecida pela IAB Europe.

O programa entra agora na fase complementar de formação presencial que irá percorrer várias cidades portuguesas. Serão o Instituto Politécnico de Leiria, de 21 a 23 de março, e a Universidade de Aveiro, de 3 a 5 de abril, os primeiros locais a receberem a iniciativa.

A formação presencial com a duração de três dias tem como tema central o Marketing Digital e inclui formação em otimização para motores de pesquisa (SEO), marketing para motores de pesquisa (SEM), marketing nas redes sociais e mobile, análise de Web e internacionalização conciliando teoria e prática. No final e após testes com aproveitamento cada formando recebe um certificado.

“Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com a forte adesão que o programa está a ter entre os portugueses. Os resultados dos três primeiros meses ultrapassaram as nossas melhores expectativas”, afirma Ana Ravara, porta-voz do projeto Atelier Digital da Google em Portugal, num comunicado enviado à imprensa.

E as expetativas eram altas. Na altura do lançamento do projeto, Francisco Ruiz, diretor de assuntos institucionais da Google Portugal e Espanha, em declarações ao TeK, classificou o investimento como “milionário”, mas mais do que justificado, por considerar que o país criou oportunidades únicas em redor da economia digital.  

“Os portugueses têm um país muito comprometido neste sentido e uma política governamental que está a incentivar os jovens a serem empreendedores”, referiu.

    

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%