Inscrições para as Olimpíadas Nacionais de Informática quase a terminarem

Os jovens portugueses interessados em mostrarem as suas capacidades no universo das tecnologias da informação têm até às 18h00 desta quarta-feira para se inscreverem.

tek computador PC ligado

Podem concorrer todos os estudantes nascidos após 30 de junho de 1997 que, no ano letivo 2016-2017, frequentem o ensino básico, secundário ou equivalente. As inscrições são feitas online, através do endereço http://oni.dcc.fc.up.pt/2017.

Organizadas desde 1984 pela APDSI, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e com o Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, as provas das Olimpíadas Nacionais de Informática são realizadas em duas fases.

A primeira, chamada prova preliminar, consiste em três problemas apresentados em simultâneo a todos os concorrentes via internet, que terão de ser resolvidos individualmente, utilizando a linguagem de programação Pascal em ambiente Free Pascal ou as linguagens C ou C++ em ambiente GCC.

Os melhores concorrentes da primeira fase, até um máximo de 30, passam para a segunda fase do concurso, que constitui a prova final.

Esta prova também é individual e é realizada usando o mesmo sistema da prova preliminar, mas presencialmente, em local ou locais a anunciar.

Pelo caminho, há provas online de treino e de qualificação, que decorrem de 30 de março a 1 de abril. A final realiza-se a 5 de maio no Porto, nas instalações do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Como é habitual, os concorrentes melhor classificados na prova final participam, em representação de Portugal, nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2017 que se realizam na cidade de Teerão, no Irão, de 28 de julho a 4 de agosto de 2017.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%