Maioria dos postos de trabalho de TI em Portugal continua a pertencer aos homens

Os postos de trabalho qualificados são na sua maior parte ocupados por homens e em algumas áreas a diferença é bastante acentuada. É exatamente o acontece nas Tecnologias da Informação.

tek emprego

De acordo com os dados de um inquérito realizado pela Hays, apenas 13% dos profissionais qualificados são mulheres nas áreas tecnológicas. Analisando a área de Engenharia (excluindo TI) esta percentagem é de 19%, e em Turismo e Lazer situa-se nos 32%.

De um total de 11 áreas analisadas, apenas duas se apresentam como maioritariamente femininas: tanto Recursos Humanos como Office Support / Customer Service apresentam uma percentagem de 74% de mulheres.

Os resultados do relatório mostram ainda que, pela primeira vez, a percentagem de empregadores a nível nacional que querem contratar (73%) ultrapassou a de profissionais que pretendem mudar de emprego (71%).

Além disso, 73% dos profissionais dizem estar insatisfeitos com a sua progressão de carreira, enquanto 60% mostram-se  insatisfeitos com o pacote salarial.

Acrescente-se que mais de metade dos empregadores inquiridos (59%) consideram que as instituições de ensino não preparam adequadamente os profissionais para o mercado de trabalho.

Os dados do Guia do Mercado Laboral 2017 da Hays vão ao encontro daquilo que parece ser tendência generalizada na União Europeia, onde há toda uma estratégia em curso para “aliciar” mais mulheres para a área das TI.

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%