Vodafone e Ericsson querem ideias para tornar cidades mais inteligentes

Estão abertas as candidaturas para a 5ª edição da BIG Smart Cities, que este ano traz uma “cidade” para testar, em ambiente real, as soluções tecnológicas propostas.

tek vodafone big smart

Os objetivos da competição são os de sempre: descobrir e apoiar ideias de negócio de base tecnológica que melhorem o dia-a-dia de quem vive, visita e/ou trabalha nos grandes centros urbanos.

A edição de 2017 da BIG Smart Cities traz a inovação de ter um “local de experimentação” para as variadas soluções inteligentes que as startups nacionais propuserem.

Numa primeira fase, serão os vencedores da competição promovida pela Vodafone e pela Ericsson a terem acesso a esta vantagem, “facultando-se depois a adesão a outros projetos cuja tecnologia desenvolvida contribua para dar resposta aos problemas que as cidades modernas hoje mais enfrentam”.

Inclui-se no conjunto de “desafios” as questões de ordem demográfica, territorial ou climatérica, bem como de partilha e gestão de recursos naturais - hídricos, energéticos, aquecimento global - e humanos - envelhecimento da população, exclusão social, refere-se numa nota enviada à imprensa.

As candidaturas à 5ª edição da BIG Smart Cities decorrem até dia 23 de maio, através do site www.bigsmartcities.pt, em cinco áreas de oportunidade: Mobilidade, Participação e Inclusão, Turismo, Living e Ambiente.

Os finalistas têm acesso a programa de pré-aceleração de um mês, havendo depois 20 mil euros em prémios monetários para distribuir entre os vencedores, mais seis meses incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%