As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira, 23 de fevereiro. Quem for aceite avança para o curso no dia 26 de abril e durante 14 semanas aprende programação, num programa que a startup desenhou para refletir as necessidades das empresas nesta área e que já pôs em prática duas vezes em Lisboa, primeiro para recém-licenciados e numa segunda edição para qualquer candidato, independentemente do nível de formação. Serão 650 horas de formação, que devem culminar em estágios remunerados em empresas parceiras, onde os alunos ingressam como junior developers.

Podem inscrever-se nestes cursos pessoas com mais de 18 anos que trabalhem ou assumam o compromisso de vir trabalhar para o Fundão, já que os novos cursos nascem de uma parceria com a Câmara Municipal, que quer por esta via acelerar a qualificação de jovens na região.

Na última edição do Coding Bootcamps, a Academia de Código recebeu 600 inscrições. A seleção de candidatos contempla várias fases, sendo que a cada uma das duas turmas só vão chegar 16 elementos. Um dos cursos será ministrado em Lisboa e outro no Fundão. Ambos terão um custo associado, que os alunos só vão pagar depois de ter um novo emprego e se encontrarem de facto um novo emprego, explica-se no site.

Para os formandos que encontrem realmente um emprego graças ao curso o montante a pagar é de 2.500€ e a entidade que os vai receber é a autarquia, que assume as despesas da formação. O pagamento será feito mensalmente numa proporção de 10% do salário, num prazo de 24 meses. 

Quem não encontrar trabalho na nova área profissional ao fim de um ano fica livre da dívida.

O TeK já publicou uma reportagem sobre a Academia de Código que pode ver ou rever a reportagem aqui

Nota de redação: Notícia atualizada com informação sobre preços associados ao curso.