A duas semanas do início do Web Summit, Paddy Cosgrave e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior juntaram-se esta quarta-feira no Museu da Eletricidade para apresentar o Inspire Portugal, um programa nacional que vai deixar os bilhetes para o evento ao "preço da chuva".

"Conheci muitos jovens que perderam a oportunidade de se voluntariarem e não podiam simplesmente pagar 900€ para estar no Web Summit [...] por isso, começámos a pensar: o que é que podemos fazer por eles?", disse Cosgrave.

A solução encontrada vai passar por um sorteio nacional de 2.016 bilhetes para cada um dos dias do evento onde apenas os jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos vão poder participar. Os vencedores, esclarece o CEO do Summit, vão ter acesso a dois bilhetes de 9€ que terão de ser reclamados nas 24 horas seguintes. As entradas sorteadas dão acesso ao Centre Stage, no MEO Arena, onde todos os dias passarão dezenas de oradores de renome internacional.

Esta é a primeira vez que a organização do Web Summit organiza uma iniciativa promocional com estes valores. Em declarações à imprensa, o responsável máximo do evento disse que a ideia surgiu após o primeiro-ministro o ter questionado sobre as possibilidades dos mais jovens, mesmo com recursos financeiros mais limitados, poderem atender ao Summit.

Paddy Cosgrave referiu ainda estar surpreendido pelo feedback que tem recebido dos jovens portugueses e confessou ter sentido a necessidade de dar a todos eles uma oportunidade de estar presente no evento tecnológico do ano. "Não é só a coisa certa a fazer, é a melhor coisa a fazer", disse, "vai ser excelente ver 2 mil jovens a assistir a conferências com personalidades que todos os dias lhes transformam a vida".

Se estiver interessado em concorrer a um destes bilhetes, é bom que se apresse. Só nos primeiros 10 minutos após o lançamento, a base de dados já contava com mais de 250 inscritos. A participação pode ser submetida através deste link.

O Web Summit decorre de 7 a 10 de novembro, entre a FIL e o Meo Arena, e além dos cerca de 600 oradores confirmados, experts em várias áreas, desde as redes sociais aos videojogos, que vão subir a um dos nove palcos principais e outros, vai ter vários eventos paralelos, como o Surf Summit ou o Night Summit.

Para já, o número de inscritos confirmados já ultrapassa os 48 mil. Por isso mesmo, os 15 hotéis "oficiais" já estão esgotados, embora existam sempre alternativas disponíveis, como o TeK apontou num artigo recente

Recorde-se ainda que Lisboa vai ser palco das próximas três edições do Web Summit pelo que poderá esperar um desfile de personalidades tecnológicas e não tecnológicas durante os próximos anos.

 

Nota de redação: A notícia foi alterada para referir que foi o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que representou o Governo, na apresentação desta quarta-feira da parceria.