Os últimos anos têm sido marcados por uma transformação tecnológica no que diz respeito à forma como as empresas fazem e gerem os seus negócios: mobilidade, serviços de Big Data, cloud e o crescimento das soluções de software como um serviço (SaaS na sigla em inglês), trazem novas vantagens, mas também novos desafios.

Um dos maiores está relacionado com a segurança. Por isso é que numa fase de adaptação tecnológica, a IDC Portugal e a Cisco querem saber como é que as empresas portuguesas lutam contra as ameaças do quotidiano.

As entidades que estiverem interessadas em participar no estudo da consultora podem responder ao questionário que está disponível online, ou através de aplicações móveis para os sistemas operativos iOS e Android.

“Hoje, mais do que nunca, é importante que as organizações tenham consciência daquilo que é o mercado e quais as tendências ao nível da segurança de informação. É muito importante perceberem quais são os desafios, os riscos e como é que a sua organização se posiciona face ao restante mercado, percebendo assim se devem investir mais ou menos em determinada área”, disse em comunicado o diretor da IDC Portugal, Gabriel Coimbra.

Já a diretora-geral da Cisco Portugal, Sofia Tenreiro, disse que a tecnológica procura “promover uma comunidade de segurança em Portugal, composta por altos executivos de TI, que tem como objectivo a partilha de experiências, dúvidas e preocupações por parte das empresas naquela que é uma área tão sensível para o negócio”.