Especialistas em marketing digital, SEO, SEM, data analytics manager, content marketing manager, head of e-commerce e social media specialist são as funções mais procuradas pelas empresas no momento de contratarem novos colaboradores para a área digital. A conclusão é da Michael Page, que analisou as principais profissões no sector digital em Portugal.

Transversalmente à maioria destas funções, as empresas estão também interessadas em profissionais com conhecimentos de SEO, SEM e adwords (41%) e web analytics (29%), experiência em gestão de projetos e campanhas (27%) e conhecimento de sistemas de gestão de conteúdo, como wordpress (26%) e social media marketing (26%).

Relativamente à vertente técnica, a análise da consultora de recrutamento revela que são valorizados profissionais familiarizados com tecnologias web (26%), conhecimento dos novos media digitais (23%), e domínio de linguagem HTML e HTML5 (20%), email marketing (12%), marketing da afiliação (11%) e publicidade display (11%).

No caso das soft skills na área digital, são valorizados o pensamento analítico (57%), a elevada capacidade de comunicação (52%), a criatividade (52%), o trabalho em equipa (50%), a proatividade e paixão (48%), uma opinião formada e crítica (44%) e a experiência anterior em iniciativas digitais (26%).

No campo da formação profissional, as empresas valorizam especialmente a formação universitária nas áreas de economia e gestão (36%), marketing e marketing digital (35%) e ciências da comunicação (28%).

São igualmente valorizados conhecimentos de ferramentas como photoshop (8%), normas de usabilidade (6%), experiência na redação de conteúdos (6%) e domínio da língua inglesa (94%).

Na sua análise, a Michael Page aponta a mobilidade, os serviços cloud, as tecnologias sociais e o big data como os principais pilares da transformação para as empresas na adaptação às exigências de um mercado cada vez mais digital.