É jovem, tem 26 anos e não percebe nada de programação. Mas até gostava de saber, só que ainda não encontrou um caminho fácil que o levasse até esse ‘mundo’ do código. Este é apenas uma exemplo hipotético de para quem pode ser interessante a iniciativa TechPrep do Facebook.

Na prática a maior rede social do mundo quer orientar da forma mais simples as pessoas interessadas em programação. Tem opções para quem é um pai e apenas quer ajudar o filho no desenvolvimento dos seus conhecimentos de código e também tem opções para as pessoas que são autodidatas.

As sugestões são depois feitas tendo por base a idade do utilizador e a experiência que já tem ao nível de programação: seja nenhuma, seja apenas uma aula há alguns anos ou seja já a capacidade de escrever algumas linhas de código.

Para o tal exemplo do rapaz de 26 anos que nada sabe, o Facebook recomenda começar a aventura com a ajuda de jogos, alguns artigos, cursos de iniciação e brinquedos - um pouco como aquele que a BQ apresentou recentemente, o Zowi.

Na página oficial da iniciativa os interessados vão ainda encontrar alguns ‘casos de sucesso’ sobre pessoas que conseguiram mudar a sua vida de alguma forma com a aprendizagem de programação.