Ao abrigo dos acordos já estabelecidos, a FCT anuncia que estão abertas as candidaturas a 18 bolsas para estágios tecnológicos no CERN, ESA e ESO. Portugal é membro destas três entidades.

Fontes oficiais da Fundação explicam que o objetivo deste programa de estágios é colocar ao alcance dos portugueses a oportunidade de poderem aceder a formações de alta qualidade em organizações internacionais de alto gabarito. Neste sentido, também se pretende aumentar a competitividade do tecido empresarial português.

Procuram-se licenciados ou outros graus académicos superiores nas mais variadas áreas de conhecimento, desde as engenharias, as ciências naturais e a informática até à gestão, comunicação, direito, ciência política e economia.

Para além das valências na dimensão académica, é também requerido que o candidato seja fluente em inglês.

Os estágios têm uma duração máxima de dois anos e são financiados pela FCT. Consulte neste link o regime de subsidiação. 

Recorde-se que a investigação científica e a exploração espacial tem vindo a subir cada vez mais na lista de prioridades do Governo. No início deste mês, o Executivo revelou os seus planos para aumentar o seu investimento na Agência Espacial Europeia e reforçar os seus comprimissos para com as missões internacionais ao Espaço. Falou-se até da possibilidade de se criar uma agência espacial portuguesa, algo que pode arrancar já no próximo ano.