A Accelerated Mobile Pages (AMP) foi apresentada esta quinta-feira e é uma iniciativa direcionada aos publishers, que se propõe contribuir para melhorar o desempenho da Internet móvel ajudando a que as páginas com conteúdos ricos em vídeo, animação e gráficos “funcionem como anúncios inteligentes e carreguem instantaneamente” e funcionem em múltiplas plataformas e equipamentos.
Numa entrada publicada no blog a empresa explica o impacto para os publishers do carregamento lentos dos conteúdos nas suas páginas a partir de dispositivos móveis, cada vez mais usados para navegar na Internet, sublinhando a questão das receitas de publicidade
ou de subscrições.
Esta iniciativa é um dos primeiros resultados de uma outra, a Digital News Initiative que reúne Google e empresas europeias na busca de soluções que ajudem os fornecedores de conteúdos digitais a potenciar receitas nos meios online. Terreno onde muitos veem a Google como inimiga.
A AMP recorre a software aberto (HTML AMP) e permite aos sites criarem páginas mais leves e mais fáceis de carregar e, consequentemente, de garantir uma experiência mais interessante a quem as utiliza. Participam no projeto mais de 30 publishers que não são apenas europeus mas de várias regiões do globo. Não há portugueses.
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