As Iniciativas Empreendedoras de Investigação  (ou ERIs - Entrepreneurial Research Initiatives no nome original) selecionadas destacaram-se pelo “elevado potencial de inovação na resolução de problemas concretos, colocando os resultados ao serviço das pessoas e da economia”, refere-se num comunicado enviado à imprensa.

Todos os projetos de investigação escolhidos são de base tecnológica, entre eles dois que apostam em encontrar soluções na área da saúde, terapia da fala e diagnóstico da retinopatia diabética, (BioVisualSpeech e SCREEN-DR) e outros dois que procuram soluções na área industrial  - o observatório para o setor do gás e petróleo +Atlantic e o projeto para fabricação de materiais 3D, STRETCHTRONICS.

Foi também selecionado um projeto que pretende desenvolver tecnologias para transformar os volumes massivos de dados que atravessam a Internet em informação mais relevante e novos serviços (GoLocal), e outro que pretende criar formas de recolher e processar dados da vida de uma cidade em movimento para melhorar a gestão e o planeamento urbano (S2MovingCity).

Com estas novas ERIs aumenta para 11,2 milhões de euros o valor investido em investigação pelo Programa CMU Portugal. “O painel de peritos internacionais que avaliou as candidaturas voltou a destacar a qualidade científica dos projetos a concurso, reforçando o seu contributo e o potencial de impacto no contexto económico, social e científico”, sublinha João Claro, diretor nacional do Programa CMU Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no comunicado enviado à imprensa.

No seguimento dos bons resultados do Programa CMU Portugal e do financiamento anunciado, João Claro afirma que o objetivo é prosseguir a “aposta em projetos de investigação em que o desenvolvimento de conhecimento se integra estrategicamente com a criação de soluções para problemas concretos, com impacto social e económico”.

Da mesma forma, refere que todas estas iniciativas envolvem equipas multidisciplinares, integrando obrigatoriamente investigadores de instituições portuguesas, da CMU e um ou mais parceiros empresariais.