O novo Centro de Tecnologias Avançadas é hoje inaugurado em Aveiro e tem como objetivo reforçar as capacidades de desenvolvimento de software de nearshoring da tecnológica portuguesa.

Em declarações ao TeK, a ITSector explica que esta nova unidade vai dedicar-se a projetos com base nas tecnologias da Microsoft, embora não exclusivamente.

O investimento é o quarto do género feito pela ITSector em Portugal, onde já conta com outros três centros em Porto, Lisboa e Braga. Além-fronteiras, a empresa está também presente na Polónia, no Reino Unido, em Angola e Moçambique.

Em comunicado, o presidente da ITSector, Renato Oliveira, refere que o objetivo é que este centro chegue, “a curto prazo”, aos 60 funcionários, sendo que a empresa estima que 70% da força laboral seja constituída por novos colaboradores.

Comparando com a razão que esteve na base do estabelecimento de um centro em Braga, o executivo explica que a escolha de Aveiro para acolher o novo Centro de Tecnologias Avançadas se prende com o facto de a cidade registar uma concentração significativa de polos universitários, dos quais a ITSector quer estar próxima.

Segundo informações oficiais, a fabricante portuguesa de software mantém parcerias estratégicas com grandes nomes do mundo tecnológico, como a IBM, a Microsoft e a Google.

Recorde-se que a abertura de um centro em Aveiro tinha já sido anunciada em abril de 2015. Na altura, Filipe Catalão, diretor de projetos da ITSector, afirmou que a inauguração do centro de Aveiro estava agendada para os próximos meses.

O responsável disse ainda que estaria planeada a implementação de um centro congénere em Faro.

Quanto a esta ambição, a diretora de Marketing e Comunicação da ITSector avança agora ao TeK que a abertura de um centro naquela cidade algarvia continua a ser uma possibilidade em cima da mesa, embora não exista uma data prevista para o arranque deste projeto.

Joana Alves acrescenta que a empresa continuará atenta "à possibilidade de expandir para outras áreas dentro do território nacional".