O termo “empreendedorismo” tem corrido Portugal de norte a sul e já conquistou um lugar de destaque na agenda do Governo português enquanto dinamizador da economia e motor do crescimento do país.

Esta tarde, Marcelo Rebelo de Sousa vai marcar presença na sede da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), na Casa do Farol, no Porto. A visita do Chefe de Estado acontece no âmbito do “Estados Gerais do Empreendedorismo”, um evento da ANJE que decorre de 3 a 8 de outubro e que pretende ser um espaço de discussão da atual conjuntura empresarial portuguesa.

Serão também promovidas sessões de mentoria, networking e formação dirigidas às startups participantes, durante o evento que celebra o 30º aniversário da associação.

Durante a tarde desta sexta-feira, o Presidente da República vai ainda testemunhar e apadrinhar a assinatura de um protocolo que dará origem à Federação de Associações de Jovens Empresários da CPLP.

Esta entidade tem como propósito catalisar a colaboração empresarial entre os países lusófonos, ao nível do empreendedorismo jovem.

Para finalizar o dia, Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer o discurso de encerramento da conferência “O Empreendedorismo no Espaço Lusófono: Passado, Presente & Futuro”. A intervenção vai centrar-se nos assuntos económicos e no desenvolvimento da cooperação entres os ecossistemas empresariais da CPLP.

Marcelo vai também conhecer algumas das iniciativas da ANJE

De acordo com informações oficiais, o Presidente da República vai poder conhecer as quatro principais iniciativas desenvolvidas por esta associação portuguesa. São elas a “Play – a, e, i, o, u do Empreendedorismo”; a “ideaChef: How to cook your business”; a “Startup Village”; e a “Entrepreneur Showcase”.

A “Play – a, e, i, o, u do Empreendedorismo” pretende dar a um grupo de 25 crianças a oportunidade de tomar contacto com as novas tecnologias através de aprendizagem coletiva e métodos lúdico-pedagógicos. O objetivo é incentivar a criatividade infantil e promover o desenvolvimento das competências digitais dos mais novos.

Desta forma, esta iniciativa quer levar os “pequenos empresários” a criarem um negócio de venda de gelados.

A “ideaChef: How to cook your business” é outro programa que pretende colocar a criatividade ao serviço da criação e desenvolvimento dos negócios. Esta iniciativa tem por objetivo desafiar três grupos, de seis pessoas cada, a solucionarem problemas concretos numa empresa ou organização.

Tem por base um jogo de tabuleiro criado pela portuguesa Continue to Grow e quer desenvolver as capacidades de tomada de decisão e resolução de problemas reais com que se podem confrontar no âmbito empresarial.

Um outro projeto no qual a ANJE tem trabalhado é o “Startup Village”, uma espécie de showroom que pretende mostrar empresas apoiadas em tecnologias inovadoras. Nesta edição do “Startup Village” vão participar 50 empresas, entre as quais a JiTT Travel, Facestore, Lapa, Glexyz, Sigma Commerce, Wexcedo, Inygon, Issho Technology, Findhit, Place & Tickets, Portuguese Table e Interative Touch.

O Presidente da República vai também poder conhecer a “Entrepreneur Showcase”, uma iniciativa que vai apresentar produtos e serviços de suporte ao empreendedorismo, à qualificação profissional, à inserção no mercado de trabalho e ao desenvolvimento de carreira.