Atualmente, as empresas portuguesas encontram-se abaixo da média da União Europeia no que diz respeito à digitalização dos respetivos negócios.

Através de uma análise dos pontos fortes e dos pontos fortes, a Microsoft e a IDC, em aliança, querem que estas organizações possam retirar o máximo partido da chamada “Revolução Digital”.

Ao abrigo deste programa de aceleração, as duas tecnológicas vão avaliar o grau de maturidade digital das organizações portuguesas e conceber planos de ação que as coloquem no caminho certo.

A Microsoft, por seu lado, oferece uma ferramenta online que permite às empresas saberem se estão, ou não, a acompanhar devidamente as transformações tecnológicas e a evolução do digital. Esta análise é feita mediante um questionário composto por 25 perguntas. Os resultados são depois comparados com aquilo que é a realidade atual do mercado em que se inserem e é apresentado um conjunto de conselhos que as empresas podem seguir para se manterem na vanguarda da inovação.

Por sua vez, a IDC oferece uma série de workshops gratuitos, com uma duração estimada de duas horas cada um, que ajudam as empresas a contextualizarem os resultados da avaliação e a perceberem quais as prioridades que devem reger o negócio e quais os passos que devem dar para singrarem no mercado.

O diretor da área de grandes empresas e serviços da Microsoft Portugal considera que a transformação digital é uma exigência do mercado dos dias correntes e pode ser um elemento que determina o sucesso ou a ruína de um negócio. Alexandre Pinho afirma, em comunicado, que as empresas devem acompanhar, pari passu, a evolução da Economia Digital.

Além disso, o responsável diz que é importante cultivar, nas organizações, uma cultura de liderança proativa, que saiba olhar para os novos paradigmas tecnológicos e colocá-los ao serviço do negócio.

Este programa pretende fazer com que, em 2018, 50% das empresas portuguesas com mais de 250 funcionários estejam em linha com a realidade europeia e que, até ao final da década, se chegue à marca dos 68%.