Investigar, compreender e dar a conhecer as principais tendências são os principais objetivos do Observatório Internacional lançado pela tecnológica portuguesa Quidgest. Pioneira no uso de IA para a criação automática de software, a empresa pretende agora estudar e avaliar o impacto da inteligência artificial durante a transformação digital das empresas, organizações e sociedade.

A empresa reconhece o papel crítico que a IA tem no processo de transformação digital, através do desenvolvimento de software e por isso, o estudo realizado teve como objetivo de aprofundar a compreensão do que é possível obter com esta tecnologia, tanto para o crescimento, inovação e reinvenção contínua de práticas e processos. E isso será importante nos períodos de maior complexidade e incerteza, destaca a Quidgest no comunicado.

O Observatório pretende também conhecer as principais tendências, competências em evolução e soluções digitais necessárias ou que estiverem em implementação nos diferentes sectores. A IA generativa ganha principal destaque, mas todas as novas tecnologias de IA são igualmente visadas no estudo. A democratização do conhecimento, a automatização, inovação e criação de valor são outros objetivos, destaca João Paulo Carvalho, cofundador da Quidgest.

A Quidgest convida os profissionais e organizações, a nível mundial, para participar no estudo, bastando responder ao questionário disponível até ao dia 31 de maio. A empresa refere que todas as respostas serão anónimas.

Uma elevada participação é essencial para identificar todo o impacto, atual e futuro, nos diversos setores económicos”, salienta João Paulo Carvalho. Dessa forma, será possível obter uma melhor compreensão da eficiência, capacidade de resolução de problemas, inovação e eficácia estratégica da transformação digital.