A ação de formação tem data de arranque marcada para o próximo dia 7 de setembro e vai decorrer nas instalações do CINEL, parceiro da iniciativa, durante cerca de três meses (275 horas). No final existe a possibilidade de realização de um estágio em contexto real de trabalho.

Durante o curso os formandos terão direito aos apoios sociais, nomeadamente subsídio de alimentação, transporte e bolsa de formação.

“Acreditamos no potencial de empregabilidade desta ação, a qual permitirá aos jovens em situação de desemprego, uma aproximação e entrada no mercado de trabalho digital” referiu Paulo Vieira ao Tek.

Segundo o gestor nacional para a Inclusão Digital do Programa Escolhas, a formação pretende ser bastante prática. “Pretende-se que no final da formação os formandos estejam aptos para desenvolver projetos de software nas áreas de programação estruturada, programação por objetos e programação web”.

Depois de duas provas de aptidão realizadas no passado mês de julho, o Programa Escolhas aceita inscrições para uma terceira e derradeira prova de aptidão, de onde irão sair os últimos formandos do curso em Programação de Software. 

Refira-se que o curso em Programação de Software realiza-se no âmbito da parceria que o Programa Escolhas tem com o projeto Fit4jobs, que conta com outras entidades da Bélgica, Espanha, Grécia, Irlanda, Letónia e Lituânia.

O Fit4jobs é uma iniciativa de formação intensiva, centrada no desenvolvimento de competências avançadas em TIC, com o objetivo de gerar profissionais competentes do ponto de vista técnico e do domínio das soft skills. Pretende replicar um modelo implementado na Irlanda, pelo FIT Ltd, onde cada ação de formação é cuidadosamente desenhada, procurando dotar os candidatos com as competências exigidas pelas empresas.

Até ao momento, mais de 16.500 candidatos a emprego concluíram com sucesso os programas de formação, sendo que mais de 12.000 foram colocados em emprego, representado uma taxa de sucesso de 75%. Recentemente, a Comissão Europeia designou o FIT, como uma das iniciativas de empregabilidade mais eficazes em curso na Europa.