A MIUP reúne equipas com três elementos, que durante cinco horas têm de resolver 10 problemas, usando as linguagens de programação C, C++ e Java. O objetivo é resolver o maior número de problemas no menor espaço de tempo. Este ano a prova acontece no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Vão participar nesta edição de 2015 do MIUP 13 equipas, que representam oito instituições de ensino superior: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade de Aveiro, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Superior Técnico, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho e Universidade Nova de Lisboa. FCUP, FCUL e UA são as mais representadas, com oito equipas.

Como sublinha a organização, a prova será também uma oportunidade para preparar alunos portugueses para o Southwestern European Regional Programming Contest (SWERC) 2015, outro concurso de programação mas neste caso internacional, que se realiza entre 21 e 22 de novembro, também na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 

 

Nota de redação: A edição de 2015 da MIUP foi ganha pelos os Ancelistas, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Integraram a equipa Pedro Paredes, João Pires e Miguel Ferreira. Também foram premiadas equipas da FCUL (2º e 3º lugar), da FEUP, IST e FCUP, por esta ordem.