A Microsoft continua a apostar no lema "cloud e mobilidade" em primeiro lugar e para o diretor executivo da tecnológica, Satya Nadella "a mobilidade da experiência é o que importa, não a mobilidade do dispositivo".

Dando seguimento a este pensamento, a Microsoft apresentou na conferência Build uma nova ferramenta de desenvolvimento. O Visual Studio Code é uma variante da já conhecido Visual Studio, mas o serviço anunciado hoje, 29 de abril, tem a vantagem de estar disponível em multiplataforma.

Windows, Mac OS e Linux são os sistemas operativos para os quais vai poder descarregar a ferramenta - através deste link, caso já esteja disponível. Além de ser multiplataforma, também também uma componente colaborativa já que permite que até cinco programadores estejam a trabalhar no mesmo projeto.

O Visual Studio Code é um editor "leve" de código, mas inclui algumas ferramentas de apoio à programação como deteção automática de um determinado input de código, assim como ferramentas de debugging.

Tem ainda opções dedicadas à analítica dos erros da aplicação que está a ser criada, bem como um sistema de monitorização de perfomance para que os programadores possam saber de imediato o que precisa de ser melhorado.

A ferramenta anunciada na BUILD, conferência mundial de programadores da Microsoft, está ainda numa versão de pré-visualização técnica e completa assim a oferta de ferramentas de programação que a tecnológica disponibiliza:


[caption]NOME[/caption]


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico