Montra TeK: 5 impressoras all in one até 150 euros

Para que o seu escritório doméstico seja mais eficiente, precisa de um equipamento multifunções à altura do “serviço”. Conheça algumas sugestões que não obrigam a gastar muito e que estão preparadas para as impressões a partir do smartphone.

tek impressoras multi

Sim, é um facto: visto que grande parte do que fazíamos antes exclusivamente com um computador pode hoje ser feito com um tablet ou, principalmente, com o smartphone, as mais recentes impressoras e equipamentos multifunções incluem funcionalidades de impressão a partir desses equipamentos móveis.

Isto acontece através de apps para iOS e Android que cada fabricante de impressoras desenvolve e disponibiliza gratuitamente, muitas delas repletas de funcionalidades de edição de imagens e ajustes de outros tipos de documentos, por exemplo, mas também com base em duas grandes tecnologias referentes a duas das maiores “gigantes” da internet, da tecnologia e dos smartphones.

Estamos a falar das plataformas Google Cloud Print e Apple AirPrint, que, no fundo, são um pouco mais do que estamos a falar. A tecnologia da Google, por exemplo, é uma forma através da qual pode disponibilizar a sua impressora pela Web para os seus principais equipamentos móveis e para quem desejar com base num sistema de partilha. Se a impressora estiver “preparada” para a “nuvem”, tanto melhor, é certo assim que a compatibilidade está garantida.

Por sua vez, o sistema da Apple permite imprimir a partir de qualquer iPhone, iPod Touch e iPad que esteja ligado à mesma rede wireless que a impressora ou multifunções. Este equipamento tem de ser compatível com a plataforma, isso é certo, mas a partir daí o processo é muito simples e rápido, dependendo do modelo em causa e da velocidade da rede, como seria de esperar.

Wi-Fi e muito mais

Sem colocar pelo meio estas duas tecnologias referidas, basicamente podemos imprimir no smartphone ou no tablet desde que a impressora ou multifunções em causa estejam equipados com Wi-Fi e ligados à mesma rede wireless. Será relativamente fácil aos sistemas operativos Android, iOS, MacOS ou Windows listarem e localizarem os dispositivos de impressão (e digitalização) na rede e deixarem-no à sua disposição para o efeito.

Aliás, a maior parte dos equipamentos multifunções do momento está bem recheada de ligações e este ponto acaba por ser um dos mais importantes hoje em dia, bem ao nível da qualidade de impressão e da dimensão que a impressora apresenta, ocupando mais ou menos espaço. Isto ao nível de uma utilização doméstica normal, claro.

É normal encontrarmos leitores de cartões SD, portas USB e ligações Ethernet (e Wi-Fi, como já foi referido, além de também Bluetooth e NFC, eventualmente). Por outro lado, pequenos ecrãs táteis são também já presenças habituais (talvez não nalguns modelos mais baratos…), bem como designs que ficam bem em qualquer escritório caseiro.

São multifunções cada vez menos volumosos e cada vez mais funcionais, por preços cada vez mais acessíveis. E é isso que conta para muitos utilizadores, pelo que pode ver pelas cinco sugestões abaixo de 150 euros que lhe apresentamos na galeria acima. Boas impressões!

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%