Montra TeK: 5 sistemas de som para dar música ao seu Natal

Em movimento, mas preferencialmente em casa. Ou sozinho, mas preferencialmente em família…. Ouça todas as suas músicas preferidas nesta época natalícia com os cinco tipos de equipamentos de som domésticos que mais estão na “berra”.

tek som natal

Não há sala de estar que se preze que não tenha um sistema de som à altura das suas necessidades de som e apreciador de música, certo? E quem se refere à sala refere-se também às outras partes da casa, jardim incluído, já que hoje em dia o que não falta nos portfólios das marcas são sistemas de som capazes de fazer “transbordar” música para qualquer lado, com ligação permanente aos dispositivos móveis que todos usamos…

Mas voltemos à sala de estar, já que é aqui que passa grande parte do tempo em que está a ouvir música, a jogar ou a ver TV e filmes. E todos estes conteúdos “merecem” uma qualidade sonora elevada, pelo que existem vários tipos de sistemas de som que podem ser ligados a vários equipamentos distintos, desde o televisor à consola de jogos.

É o caso das barras de som e dos sistemas de som que normalmente servem de base aos conjuntos home cinema. Foram pensados para fazerem equipa com a TV, é certo, mas não é por isso que deixam de apresentar ligações destinadas às restantes fontes de som possível. E neste lote incluímos uma simples pen USB com músicas em MP3, qualquer smartphone ligado à Web e até os inevitáveis CDs e DVDs, um pouco já em desuso.

Estes são equipamentos volumosos, regra-geral, pensados para estarem bem sossegados em cima da mobília da sua sala, com os vários altifalantes posicionados em redor da TV. Já as barras de som podem ficar à frente desta ou penduradas na parede, por exemplo. Quando não estão a reproduzir o som da TV num suporte 2.5, 5.1 ou 7.1, estes sistemas podem muito bem servir para a sua música preferida.

Aparelhagens dos tempos modernos

Os velhinhos sistema de som hi-fi que todos tivemos em casa há uns anos, as chamadas aparelhagens, ainda existem. Estão é mais modernas e repletas de funcionalidades, “aceitando” muito mais do que os já ultrapassados CDs. Incluem agora ligações USB para reprodução de MP3, podem ser inseridas na sua rede wireless doméstica para ouvir música vinda da Internet e algumas delas até incluem já suporte Bluetooth para emparelhamento com o seu smartphone, tablet ou portátil.

Por outro lado, o multiroom tem igualmente uma palavra a dizer hoje em dia, visto que os preços dos sistemas de som com esta funcionalidades estão cada vez mais baixos. Mas em que consiste então o multiroom? Em traços gerais, trata-se da capacidade que um sistema de som tem de reproduzir em diferentes partes da casa a mesma música que está a tocar na sala.

Ou então o inverso: a reprodução de uma playlist diferente em cada divisão, tudo centralizado a partir do mesmo sistema de som “fonte”, chamemos-lhe assim. Claro está que é necessário ter não só o altifalante principal ou fonte de som principal e depois uma coluna extra por cada secção do seu lar…

E em movimento?

Além de estarem calmamente instalados em sua casa durante a noite de Natal, alguns sistema de som do momento podem depois no dia seguinte ser levados para outro local onde vá almoçar, por exemplo. Isto para dizer que as colunas portáteis Bluetooth são outro tipo de sistema de som que mais encontramos nas prateleiras das lojas da especialidade.

E neste segmento há modelos de todos os tipos, formatos, qualidades de som, funcionalidades, designs… E para todas as carteiras, também, sendo que acaba por ter a qualidade de som que o seu bolso consegue pagar, como em tudo.

Estas colunas podem ser colocadas na sala e emparelhadas com qualquer equipamento equipado com Bluetooth e de onde seja emitido som e/ou música. Normalmente incluem também outro tipo de ligações, como USB e ligação auxiliar de 3,5 mm, para que possa ligar um leitor de MP3, por exemplo, diretamente em linha.

Depois podem ser levadas para qualquer lado, por serem compactas e leves, mantendo a ligação Bluetooth e o som que é enviado a partir do seu smartphone. Neste ponto, atenção à autonomia quer do equipamento de som, quer do equipamento móvel.

Em suma, som é o que deverá faltar na sua vida quotidiana com a ajuda destes equipamentos. Acima encontra uma galeria com uma sugestão em cada uma destas categorias. Para que as músicas de Natal soem alto e em bom som na noite da Consoada!

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%