Montra TeK: 6 gadgets para ser um "agricultor” sem ter de sair de casa

São pequenos equipamentos eletrónicos que, em cima do balcão da sua cozinha, controlam a luz e a água que as plantas recebem. Assim pode cultivar pequenas flores e ervas aromáticas sem ter sequer de ir à varanda…

tek smart garden 1

Melhor ainda, estas espécies de jardim em miniatura incluem tecnologias de ponta e automatismos que fazem com que não tenha de relar-se seja com o que for – tem apenas de instalar as recargas de plantas ou as sementes propriamente ditas, configurar os sistemas como deseja e deixar a “magia” acontecer.

Não é assim tão simples, mas é quase. Para poder ter vegetais e ervas aromáticas de cultivo caseiro e até de forma divertida, estes gadgets implicam apenas que coloque a terra, as sementes, água no reservatório e os ligue à corrente elétrica.

O auto-crescimento, como é apelidado o processo, começa de imediato. O equipamento gere as doses de água, a intensidade e quantidade de luz saída de lâmpadas LED e até pode incluir um comando à distância. É o caso do CounterCrop, um dos vários projetos do género que foram aparecendo em plataformas de crowdfunding e que não conseguiram, contudo, reunir "forças" sufientes para o lançamento. Outros projetos registam algum sucesso, é certo, destacamos este porque, apesar de não ter avançado e os seus seguidores aguardarem pelo "renascimento, é um dos que melhor mostra em vídeo o modo como estes gadgets funcionam. Está tudo na respetiva página do KickStarter.   

Mini hortas inteligentes

Talvez os mais famosos gadgets do género sejam os que Click & Grow produz e de que falámos há algum tempo, com o vídeo de demonstração de um dos modelos. Desde então foi lançado o Smart Garden, a versão que está de momento à venda, permitindo cultivar no balcão da sua cozinha morangos, pimentos e tomates, por exemplo. Basta escolher o pack de plantas certo.

 

A fabricante fala de tecnologia da Nasa aplicada a estes dispositivos, sendo que há outros dois pontos importantes a relevar: há uma nova versão a chegar em agosto, que pode ver na galeria acima, e a respetiva app para iOS é determinante no funcionamento dos Smart Garden.

Controlo total com apps móveis

Por falar em apps móveis para esta finalidade de “mini-cultivo” na cozinha, outra das sugestões que apresentamos acima também utiliza estes recursos para gerir o crescimento e tratamentos das plantas. Estamos a fala do Parrot Pot, que ao incluir um módulo Bluetooh permite o emparelhamento com o smartphone ou com o tablet através da app Parrot Flower Power, disponível para iOS e Android.  

Por fim, fica o alerta: tirando o Parrot Pot e um ou outro caso, pode não ser fácil encontrar estes equipamentos à venda em Portugal. Mas os sites oficiais normalmente procedem ao envio para moradas portuguesas, sendo que será depois inevitável ter de pagar os portes de envio acrescidos ao preço normal dos gadgets. Mas vale a pena!

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%