Montra TeK: 7 auscultadores sem fios que o levam para outro mundo!

Se quer ouvir música, em casa ou na rua, sem que ninguém o incomode, espreite estas sete sugestões de auscultadores on-ear com supressão de ruído.

tek headsets supressão

Este tipo de tecnologia funciona efetivamente, mas, antes de mais, há que ter atenção a um “grande pormenor”: ao utilizar qualquer um dos auscultadores da galeria abaixo, há alguns sons e ruídos que não vai de todo ouvir…

Ou seja, o cancelamento de ruído ativo (ao contrário do físico, que se baseia apenas na capacidade de as almofadas abafarem o que se passa à sua volta) combina a ação de um microfone externo, que deteta ruídos externos e indesejáveis, com a de um processador interno que produz um som artificial que “contraria” o ruído ambiente.

Vai conseguir concentrar-se na música que vem do seu smartphone ou tablet (ou outro equipamento que emparelhe por Bluetooth, já que é esta a tecnologia sem fios utilizada), isso é certo, mas deve verificar sempre que há sons à sua volta que tem de conseguir ouvir, mantendo-se alerta. Contudo, não são cancelados sons como vozes, por exemplo, visto que o microfone em causa analisa este som e constata que este não deve ser cancelado.

 

Por outro lado, essa análise consegue entender quando se trata de outra fonte de música ou um comboio a passar, por exemplo, e suprime esse barulho, isolando de certa forma os ouvidos do utilizador. E esta agradece, obviamente, apesar de… o valor que é assim preciso pagar para ter uns auscultadores deste género acaba por ser sempre um pouco mais elevado.

Tecnologias recentes  

Nesse seguimento, auscultadores tão caros acabam depois por incluir tecnologias extra, e mais recentes, que reforçam a sua utilidade. Há modelos que, por exemplo, incluem comandos táteis numa das laterais de uma das almofadas, sendo até possível encostar apenas a mão a essa superfície para alternar para o modo mãos-livres que permite atender chamadas vindas do smartphone emparelhado.

Por outro lado, além do Bluetooth “da praxe”, já estão disponíveis auscultadores com supressão de ruído equipados com tecnologia Near Field Communication (NFC). E o tradicional modo de ligação por cabo e jack áudio de 3,5 mm também acaba por estar presente como salvaguarda, por assim dizer, pois, como se sabe, a bateria destes equipamentos é limitada – vai variar em função de cada modelo e do tipo de utilização.

Como vê no lote acima, há opções para todos os gostos ao nível do design, tecnologias incluídas, pesos e dimensões. Escolha o seu próximo “amigo musical” e prepara-se para isolar-se do mundo.

Nota da redação: Os leitores do TeK são bastante atentos e agradecemos os alertas sempre que deixamos de lado algum equipamento tecnológico de referência nos artigos em que reunimos sugestões sobre determinado segmento. É o caso deste tipo de auscultadores, em que de facto o modelo Bose QuietComfort 35 é um dos que mais concenso reúne entre utilizadores. Nesse sentido, lamentamos termos deixado de lado este modelo, lapso que fica desde já retificado ao adicionarmos os Bose QC 35 ao lote de auscultadores on-ear com cancelamento de ruído que figura neste artigo.  

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%