Montra TeK: 8 “armas” perfeitas para jogar no PC… e não só

Atenção aos jogadores: a quantidade e qualidade de periféricos e acessórios gaming não pára de aumentar, principalmente agora que o Natal está quase a chegar! Fique a conhecer sete “companheiros” de jogo que podem fazer a diferença.

tek armas jogo

Há aqueles jogadores que acreditam piamente que o que conta é a técnica e o treino, e que qualquer teclado e rato é adequado e possível de proporcionar um bom desempenho a jogar, seja no PC, no portátil ou no tablet, por exemplo. O que conta é o jogador, dizem.

Depois há ainda aqueles que vão um pouco mais longe: sabem que a capacidade e prática de cada gamer é fundamental, mas sabem também que poder contar com os melhores periféricos e acessórios gaming é meio caminho andado, por assim dizer, para levar de vencida qualquer oponente. Estes são os jogadores que combinam perícia com o melhor equipamento.

Equipamento este que, resumindo, se baseia nos periféricos e acessórios que as várias marcas da especialidade fazem questão de lançar todos os anos, procurando cada vez mais agradar aos utilizadores do computador, consolas e também equipamentos móveis que partilham da mesma paixão, para não dizer “vício”: os videojogos.

E os jogadores procuram assim os equipamentos especializados para jogar, desde os componentes mais hardcore, como as placas gráficas e módulos de memória RAM que podem instalar no PC desktop para elevar o respetivo rendimento do mesmo, às “armas” de jogo mais “acessórias”, como são exemplos os ratos, os teclados e os headsets gaming. E a quantidade de modelos e marcas que apostam nesta área é enorme, não descurando a qualidade…

É que existem periféricos e acessórios gaming que são verdadeiras “pérolas” de tecnologia e funcionalidades avançadas. Sejam eles destinados a garantir a melhor qualidade sonora, por exemplo, ou a proporcionar um controlo total sobre a ação de jogo, as diferenças que notamos sempre que utilizamos teclados ou ratos para jogos são enormes. E têm razão de ser, nem que seja pelo preço que estes modelos tendem a apresentar, sempre mais elevados que os periféricos convencionais. A qualidade paga-se e o mundo do hardware para jogos não é exceção, isso é certo.

As “armas” principais

Mas o que mais procuram os jogadores em termos de acessórios e periféricos para jogos, afinal? Além de computadores, portáteis, placas gráficas, placas de som, memória RAM, processadores e outros componentes mais “de base”, assumir o controlo de forma mais precisa e eficaz é a prioridade. E é aqui que entram os ratos e os teclados.

No caso dos primeiros, tudo conta. Há modelos que incluem a possibilidade de personalizar o peso do periférico, há outros que apresentam botões e formatos adequados a diferentes tipos de jogos. Um bom rato para títulos de estratégia online pode incluir um conjunto de botões numéricos aos quais podemos acrescentar combinações rápida de ações diferentes.

Da mesma forma, um bom rato para shooters deverá permitir alterar a resolução e velocidade do cursor em tempo real, por exemplo. A forma como o periférico “encaixa” na mão do gamer é, no entanto, crucial, sendo que é deveras importante dar atenção aos jogadores “canhotos”.

Quanto aos teclados para jogar, rapidamente se compreende que um modelo com teclas retro iluminadas pode ser um dos preferidos dos jogadores, já que encontrar as teclas certas no escuro é determinante. Tal como os modelos mecânicos são mais procurados, dada a respetiva capacidade das teclas de voltarem ao ponto inicial de pressão.

Há ainda a questão do som, na maior parte das vezes “personificada” pelos headsets para jogos. E referimos-mos a tal periférico desta forma porque este é mais do que um auricular ou par de auscultadores, já que com a massificação do jogo online multiplayer faz com que o uso do microfone seja algo imprescindível. Isso e tecnologias como a supressão de ruído exterior e a simulação de som surround, por exemplo, sem esquecer as questões de ergonomia e conforto.

De resto, há ainda outros equipamentos e acessórios que rodeiam e complementam este universo dos jogos: cadeiras especialmente desenvolvidas para tal, organizadores de cabos em cima da secretária, monitores de alta definição, sistemas de som, routers… Acima apresentamos, contudo, uma rápida seleção de algumas “armas” de jogo essenciais. Escolha já as suas.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    37%

  • Prefiro jogar no computador

    38%