Montra TeK: 8 smartphones para fotografar e filmar como um profissional

Há terminais que parece que foram feitos para captar fotos e vídeos, pura e simplesmente. Espreite oito modelos cuja câmara integrada justifica o investimento num topo de gama.

tek smartphones fotos

Já reparou que o mercado das câmaras digitais compactas está cada vez mais pequeno e menos expressivo? Exato, a “culpa” é dos smartphones, cujas capacidades para registar imagens estão cada vez melhores e perfeitamente à altura daquilo que muitas câmaras dedicadas conseguem fazer.

Mas o grande segredo é o caracter prático da situação: não é preciso andar com a câmara atrás, o smartphone trata do assunto…

E trata do assunto porque as diversas fabricantes de equipamentos móveis têm na câmara de um smartphone um argumento de vendas. Ou seja, como os utilizadores dão grande importância ao fator fotos/vídeos, não há outro remédio do que melhorar a câmara acima do que a concorrência consegue fazer.

Resultado: os terminais topo de gama impressionam quando chega a hora de registar fotos e vídeos, com sensores que já chegam aos 23 MP (como no caso do novo Sony Xperia XZ) e com sistemas mais avançados, que combinam duas objetivas, como acontece com o Huawei P9, por exemplo, que alia um sensor RGB a um monocromático para garantir resultados (ainda) mais impressionantes.

E, pelo que já tivemos oportunidade de experimentar, seja com a ajuda de modos e funcionalidades automáticas, seja com recurso às funções manuais que alguns smartphones incluem, podemos afirmar que os resultados chegam mesmo a ser fantásticos, envergonhando muitas câmaras digitais que já nos passaram pelas mãos.

No capítulo do vídeo, passa-se o mesmo. Até porque as resoluções 4K são já o standard entre os smartphones mais caros, bem colocados lá bem nos topos das gamas de cada marca. Estes fazem ainda mais: entre sistemas de focagem avançados, lentes de qualidade confirmada e modos de disparo próprios para cada situação fotográfica, tudo o que está relacionado com captação de imagem num smartphone está hoje num nível de qualidade como nunca antes vimos.

Por outro lado, vários outros terminais situados a meio das gamas conseguem também dar origem a bons resultados fotográficos e vídeo com resolução Full HD, bem acompanhados por modos automáticos que fazem um trabalho razoável desde que as condições de iluminação sejam favoráveis. Confira na galeria acima alguns modelos que não deixam o registo de imagens por mãos alheias, por assim dizer. Resultados garantidos! 

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%