Montra TeK: As actioncams que levam a captação de vídeo ao extremo!

Pequenas, leves e com capacidade para gravar as suas aventuras mais atribuladas com qualidade 4K, as câmaras de vídeo de ação continuam a ser um belo presente de Natal. Fique a conhecer os modelos mais recentes.

tek 10 actioncams

É verdade que o grande boom das actioncams já passou, mas também é certo que estas continuam a ser a escolha de praticamente todos os utilizadores que têm algo para registar em vídeo sempre que o assunto é ação, desportos radicais, aventuras subaquáticas e muitos outros momentos mais “movimentados”.

E não é para menos, visto que a resolução 4K é hoje a qualidade de gravação standard deste tipo de câmara de vídeo. Alie a isto a capacidade para ir à água sem problemas, como ou sem caixa estanque, e também a robustez e resistência perante eventuais embates e quedas, e está criada a fórmula certa para registar em vídeo todas as situações extremas de que nos possamos lembrar, seja saltar de um avião ou fazer a mais perigosa descida de downhill.

Além disso, estamos a falar de corpos com um formato muito próprio, pequenos, leves e que praticamente passam despercebidos. No interior há muito mais, no entanto, pelo menos nos modelos mais recentes: ligação Wi-Fi para que a câmara facilmente se integre numa rede sem fios (para transferência de ficheiros ou para gravação de vídeo em rede, por exemplo), captação de fotos em “rajada” ou em timelapse, gravação de vídeo por deteção de movimento, slow motion, USB 3.0, GPS, comandos de voz…

Há tantas funcionalidades a explorar, adequadas aos mais variados tipos de utilização. E com preços cada vez mais acessíveis, em função também dos packs acessórios que estão incluídos em cada modelo.

Em parceria com o smartphone

Como se não bastasse, há ainda o “pormenor” de que tudo pode ser feito em parceria com o smartphone. Ou seja, praticamente todas as marcas disponibilizam apps móveis iOS e Android que servem para dar apoio a tudo o que uma actioncam consegue fazer.

Um bom exemplo pode ser a possibilidade de controlar a câmara à distância usando o smartphone ou o tablet, ou até a facilidade que pode haver em utilizar estes terminais para proceder a uma rápida edição dos clips de vídeo captados, por exemplo.

Além de que a maior parte dos modelos recorre ainda às apps móveis como forma de agilizar o processo de configuração de todas as definições da câmara, sem ser necessário sequer ligá-la a um computador para o que quer que seja.

Os acessórios fazem o momento

Além de tudo isto, há ainda um ponto fundamental – são os acessórios que acompanham as câmaras de vídeo de ação que determinam os momentos que são registados com as mesmas. Damos alguns exemplos: um mergulhador, além de poder escolher uma câmara amarela ou laranja fluorescente (para que a câmara possa ser vista debaixo de água, com luminosidade reduzida), deve procurar um modelo que possa mergulhar sem caixa estanque. Se tal não for possível, uma boa caixa estanque é um acessório imprescindível.

Por outro lado, se o objetivo for gravar em alta definição tudo o que pode ver a partir do seu posto de condução ao volante, os acessórios de fixação no tabliet ou para-brisas do carro são “obrigatórios”. Tal como um motociclista e um ciclista (e até um snowboarder!) preferem os packs que incluem acessórios para fixar a câmara no capacete ou no guiador dos veículos de duas rodas.

Mas há muitos mais acessórios: correias para fixar a câmara no pulso, “aventais” para colocá-la ao peito, tripés e monopés, comandos à distância, flutuadores, caixas de proteção… E os cartões de memória microSD, visto que os vídeos e as fotos têm de ser armazenadas algures, certo?

Por fim, como pode ver na galeria acima, o que não faltam são opções na hora de escolher a sua próxima actioncam. Mais ou menos funcionais, mais ou menos baratas, praticamente todas as grandes marcas da especialidade disponibilizam os seu modelo de eleição acima de todos os outros. E quase todas já gravam a 4K!  

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    37%

  • Prefiro jogar no computador

    38%