Montra TeK: As melhores câmaras de sistema compacto do mercado

Por fora são como as compactas, leves e de design apelativo; por dentro são como as SLR, funcionais e repletas de recursos. As câmaras de sistema compacto permitem utilizar qualquer objetiva de que precise e seduzem já os fotógrafos.

tek csc

Pode dizer-se que juntam o melhor dos dois mundos das câmaras fotográficas – a leveza e portabilidade dos modelos compactos com a funcionalidade, criatividade e “poderio” das SLR, mais avançadas e destinadas a utilizadores entusiastas e profissionais, até. Estamos a falar das câmaras de sistema compacto (CSC).

Também apelidadas de câmaras mirrorless, por dispensarem o espelho que normalmente equipam as reflex, tal como o nome indica, as CSC permitem, regra geral, utilizar as várias objetivas que compõem as linhas de cada marca, as mesmas que podem ser utilizadas com os modelos SLR.

O encaixe é o mesmo, por assim dizer, dependendo da marca. E dependendo depois das necessidades de cada fotógrafo. O mais normal é encontrarmos as tradicionais 18-55 mm que acompanham de origem a maior parte das câmaras, mas depois há distâncias focais e tipos de objetivas para todos os gostos, carteiras e finalidades fotográficas.

São praticamente capazes de fazer o mesmo que fazem as câmaras reflex, em função da sua posição na gama de cada marca. Os modelos mais caros garantem mais funcionalidades e qualidade de imagem superior, os mais baratos asseguram menos “vantagens”. Mas é certo que as CSC são mais pequenas e leves que qualquer SLR, pois não incluem espelho e deixam de lado vários elementos, comandos e funcionalidades.

E é o ecrã, colocado na parte traseira da câmara, que permite enquadrar e visualizar com antecedência cada fotografia, visto que a maior parte das CSC não inclui ocular (surge normalmente como acessório extra).

Ao nível dos resultados fotográficos, contudo, tudo é possível e as limitações existem apenas como consequência da capacidade fotográfica de cada um dos utilizadores. E até no vídeo estes modelos estão em bom plano, pois a resolução 4K é já um dos argumentos que várias CSC apresentadas recentemente revelam.

Espreite os sete modelos que lhe sugerimos, dentro de vários tipos de design e funcionalidades fotográficas, e para vários orçamentos disponíveis. Uma coisa é certa: não substituem as SLR em necessidades mais avançadas, mas são perfeitas para levar de viagem juntamente com uma objetiva “all around” e ganham no capítulo da leveza e portabilidade. E a maior parte delas são verdadeiras pérolas no que toca ao aspecto…

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%