Montra TeK: Monitores curvos para ver filmes HD e jogar!

Depois de terem “invadido” o segmento dos televisores, eis que os ecrãs curvos chegam também (para ficar) aos monitores para PC, com o objetivo de melhorar a experiência de ver filmes e jogar. Fique a conhecer seis modelos a ter em conta.

tek monitores curvos

Quem tem em casa um televisor com ecrã curvo certamente que já se rendeu aos ângulos de visão mais amplos e à maior “envolvência” que estes painéis LED proporcionam, especialmente para quem está a olhar para o ecrã um pouco mais “de lado”, onde normalmente a experiência de visualização era bastante menos rica.

Assim, podemos afirmar que os mais recentes monitores do género apresentam ecrãs que, além de curvos, são grandes, nítidos, rápidos, bastante ergonómicos e… caros. O segmento dos monitores curvos também aqui funciona como o dos televisores: como estamos perante os modelos mais bem equipados ao nível da resolução de ecrã, das mais recentes tecnologias multimédia e de jogos, dos sistemas de som e das ligações, o preço acaba por ser alto. A qualidade paga-se…

De facto, como se destinam a quem leva os jogos mais a sério, e também a quem precisa de um bom monitor para trabalhar no computador, estes monitores apresentam diagonais que estão entre as 27 e as 40 polegadas, por exemplo, e pelo que podemos ver pelos seis modelos que damos a conhecer na galeria abaixo.

Da mesma forma, estas polegadas de ecrã são preenchidas com muitos píxeis, visto que nenhum dos modelos de ecrã curvo que encontramos neste momento nas lojas apresenta resoluções que não estejam, pelo menos, no Full HD. Aliás, o mais normal é mesmo encontrarmos por aqui as maravilhas do 4K e da ultra resolução, com relações que podem até chegar aos 3.840 x 2.160 píxeis.

A moda dos ecrãs curvos

As curvaturas, estas, medem-se entre os 1.500R e os 2.000R, com os 1.800R pelo meio, por assim dizer. Especialmente nos momentos de cinema em casa e no computador, estes ecrãs aliam uma incrível faceta panorâmica, num formato muitas vezes 21:9, à “suavidade” com que as arestas laterais do painel conseguem transportar o utilizador “para dentro” da ação.

Também nos jogos se nota esta “envolvência” extra, pelo que já tivemos oportunidade de constatar. Os ângulos de visão de 178º na horizontal dão uma boa ajuda, igualmente.

Por outro lado, um ecrã curvo leva a que as marcas se esmerem um pouco mais no design de cada modelo, inovando bastante e até melhorando cada monitor no que diz respeito à ergonomia, visto que há a tendência para os utilizadores deste tipo de ecrã passarem bastante tempo em frente ao mesmo.

É por isso que todos os modelos que apresentamos nesta seleção integram suportes que permitem colocar o ecrã exactamente como desejamos. Na vertical ou horizontal, mais em cima ou mais em baixo em relação à linha visual, mais ou menos inclinado – tudo é permitido e a saúde do utilizador agradece.

Ligações, som, tecnologias…

Depois, faz a diferença o monitor que conseguir, por um lado, incluir as tecnologias mais recentes e que melhor o adaptam à utilização em particular a que se destina; por outro lado, os capítulos das ligações e dos altifalantes integrados ainda contam bastante.

No primeiro caso, é incrível perceber que há funcionalidades para tudo e mais alguma coisa, neste momento: a Acer, por exemplo, inclui no modelo aqui em destaque uma tecnologia que acompanha o olhar e aproveita isso mesmo para melhorar a pontaria de um jogador num shooter. Mas funções como o power-off automático e o ajuste do brilho em função da iluminação ambiente são igualmente importantes sob vários pontos de vista.

Nas ligações, por seu turno, é o USB-C que já “dá cartas”, permitindo até recarregar o smartphone com recurso à energia proveniente do monitor. Isto para não falar das várias portas HDMI e do que é possível fazer no que toca ao som: há monitores que até já incluem pares de altifalantes com 10 W cada e possíveis de emparelhar por Bluetooth com o smartphone e/ou tablet.

E é por tudo isto e outras características e possibilidades que os preços dos seis monitores que apresentamos acima andam entre os 699 e os 899 euros…. Há ecrãs para PC mais baratos, é certo, mas tão bem equipados como estes é complicado encontrar. Escolha o seu com calma e em função das suas necessidades reais.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    37%

  • Prefiro jogar no computador

    38%