Montra TeK: Os melhores smartphones abaixo de 200 euros

Implicam pouco “investimento” e incluem já funcionalidades e pormenores que antes encontrávamos apenas nos modelos topo de gama. Conheça as 10 melhores sugestões entre os terminais abaixo das duas centenas de euros.

tek sp 200

Sim, sabemos perfeitamente o que procura neste exato momento, enquanto anda em busca de presentes de Natal de última hora: um smartphone atrativo do ponto de vista visual, com um ecrã tátil “generoso” e detentor de uma excelente relação qualidade/desempenho/preço.

Saiba então que existem nas lojas da especialidade terminais – praticamente todos com sistema operativo Android –, que, apesar de não conseguirem ombrear com os modelos topo de gama em alguns pormenores mais avançados, acabam por apresentar praticamente tudo o que precisa para aproveitar ao máximo aquilo que um equipamento móvel do género permite fazer hoje em dia.

Por apenas 200 euros conseguirá levar para casa um smartphone com ecrã HD de pelo menos 5 polegadas (alguns até têm resolução Full HD…), 3 GB de memória RAM e, em alguns casos, 32 GB de espaço para armazenar todos os seus conteúdos. Mas há mais funcionalidades a ter em conta.

Sensor de impressões digitais?

Exato: em tempos esta era uma funcionalidade que equipava apenas os modelos mais dispendiosos, hoje é algo que já aparece de forma normal em terminais abaixo dos 200 euros. O sensor de impressões digitais está presente em vários dos smartphones da galeria acima e acaba por fazer um pouco mais do que desbloquear o equipamento e impedir acessos indevidos – pode atribuir uma funcionalidade diferente à impressão digital de cada um dos cinco dedos de uma das suas mãos.

De resto, há “argumentos” que também fazem a diferença hoje em dia e que um smartphone de 200 euros consegue garantir, igualmente, desde a captação de vídeo Full HD (resoluções 4K já é algo disponível apenas em modelos mais caros…) até aos múltiplos modos de cena que as câmaras traseiras, todas acima dos 8 MP no sensor, permitem utilizar.

Experimentar antes de comprar…

Por mais que as listas de especificações “engordem” com o passar do tempo, neste patamar de preços, um smartphone inclui pormenores de design, tamanhos, formatos e feeling que fazem com que seja preferido por determinado utilizador em detrimento de outro. É por isso que aconselhamos que encontre forma de observar de perto, ter nas mãos e até experimentar o modelo que está a pensar adquirir. Faz toda a diferença…

Felizmente, praticamente todas as lojas de tecnologia e que comercializam smartphones permitem ter uma curta experiência com cada terminal exposto, o que é determinante para uma seleção acertada. Experimente cada opção com tempo e atenção, para que não venha a arrepender-se…

É verdade que a maior parte das lojas permite efetuar a troca do produto, mas é importante que tenha em mente as necessidades que deseja suprir com a compra do smartphone. Se procura um modelo para, acima de tudo, ver vídeos em movimento e jogar, vai precisar de um terminal com mais memória RAM e com um ecrã maior e com mais resolução, por exemplo.

Por outro lado, se a ideia é encontrar um smartphone que seja o melhor dos companheiros em reuniões, muitos minutos de conversação, e-mails a toda a hora e em múltiplos ambientes profissionais, talvez seja melhor procurar um modelo com uma autonomia acima da média. Escolha já o smartphone certo e faça um brilharete este Natal, seja este um presente para si ou para um familiar próximo…

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    37%

  • Prefiro jogar no computador

    38%