Montra TeK: Ratos e teclados para jogar? Estão todos aqui

Se tem por hábito passar longas noites a jogar no computador, então este artigo é para si. Fique a conhecer alguns dos melhores teclados e ratos para jogos e nunca mais perca um confronto online…

tek teclados gaming

Entre os periféricos para jogar no PC, há uns mais importantes que outros. Isto não querendo “ferir suscetibilidades” entre os acessórios e equipamentos que são igualmente importantes em qualquer sessão de jogo a solo ou em multiplayer.

O rato e o teclado, desta forma, acabam por estar nesse lote de periféricos imprescindíveis para obter os melhores resultados a jogar, seja que título for, desde os simuladores de futebol ou corridas de automóveis até aos mais desafiantes shooters ou jogos de estratégia em tempo real, por exemplo.

E tudo porque, a jogar no PC (e partindo do princípio de que não estamos a usar um comando “especializado”), estar em controlo total dos acontecimentos é fundamental. E é o rato e o teclado que, numa primeira instância, permitem ao jogador controlar plenamente tudo o que se está a passar durante a ação.

Nesse sentido, há modelos mais adequados e dirigidos aos jogos do que outros, já que as próprias marcas do segmento desenvolvem equipamentos totalmente personalizados e “moldados” para responderem da melhor forma aos gostos, necessidades e perfis dos jogadores. E em função do tipo de jogo, também.

O que procurar num rato para jogos

Resumindo, e antes de mais, um rato gaming deve adaptar-se perfeitamente à mão do utilizador, tendo sempre em atenção a possibilidade de o jogador ser canhoto, por exemplo. depois há quem, neste campo, prefira ratos mais simples ou mais complexos no design, ou maiores e mais pesados em detrimento de modelos mais pequenos e mais leves, nem sempre tão funcionais para o efeito.

Por falar nisso, o peso faz diferença – é por isso que vários ratos incluem sistemas que permitem ao utilizador adicionar ou remover pequenos pesos, personalizando assim o peso total do periférico. É uma questão de gosto pessoal, neste sentido.

Por outro lado, e principalmente, deve procurar um rato com o máximo de dpi de resolução possível, de preferência que inclua forma de personalizar este parâmetro. Porque há jogos em que vai precisar que o cursor se mova mais depressa (um shooter, por exemplo) e outros em que ter o cursor um pouco mais lento é mais vantajoso, como é exemplo um RPG.

Tirando isso, prefira um sensor laser, muitos botões e teclas possíveis de personalizar e um software que possa instalar no computador para conseguir depois personalizar cada pormenor do seu novo rato. Pode parecer exagero, mas ter muitas opções de configuração num rato pode fazer a diferença nos jogos, principalmente se tem por hábito jogar e “competir” em modo multijogador pela Web.

E o que deve ter um teclado gaming?

Basicamente, há vantagens em que o teclado para jogar seja mecânica e que cada tecla tenha um curso/altura mediano(a), regressando rapidamente ao ponto inicial e permitindo uma nova pressão o mais depressa possível. Da mesma forma, a função anti-ghosting dá sempre jeito, tal como a possibilidade de configurar macros personalizadas e em função das ações principais em cada jogo.

A iluminação das teclas é outro ponto a ter em conta hoje em dia. Neste campo, é bom se as teclas mais utilizadas (o conjunto W, A, S e D nos shooters, por exemplo) possam estar iluminadas ou numa cor distinta das demais, sendo que a situação ideal é que o periférico permite configurar as cores de cada tecla individualmente. O jogador “atua” muitas vezes à noite e no escuro, pelo que este fator pode ser determinante.

Adicionalmente, poder contar com teclas de atalho variadas, com uma ou mais portas USB e ainda com memória integrada para armazenamento de perfis e informação personalizada (algo que também é bastante útil e normal nos ratos do género) é bastante bom.

“Visitámos” então algumas das melhores marcas de periféricos para jogos no PC e “distribuímo-las” por todas estas nossas sugestões de ratos e teclados do género, que pode ver mais acima neste artigo. São cinco opções em cada grupo, por isso prepare-se para escolher os seus próximos companheiros de ação…

Votação TeK

O Mobile World Congress vai, mais uma vez, ser palco de grandes lançamentos, alguns deles já começados a desvendar. Qual a marca que poderá surpreender mais?

  • Alcatel

    2%

  • Huawei

    26%

  • Lenovo

    7%

  • LG

    8%

  • Nokia

    23%

  • Samsung

    25%

  • Sony

    5%