Estudos recentes indicam que as crianças recebem o seu primeiro smartphone cada vez mais cedo. E no caso de Portugal, metade dos mais jovens recebe o seu equipamento, em média, quando completam os 10 anos. Mesmo com regras estabelecidas pelos seus pais, 34% das crianças com menos de 10 anos também já recebem um smartphone. Mas no geral, recebem o seu primeiro equipamento na entrada do segundo ciclo escolar, no quinto ano de escolaridade.

A questão que muitos pais devem ter é qual o smartphone mais adequado para os seus filhos. Certamente que mesmo desde pequeno que passa a vida a “emprestar” o seu equipamento, seja para se entreter às refeições ou para acalmar possíveis “birras”, uma vez que existem diversos conteúdos no YouTube e outras plataformas para ocupar as crianças.

Mas chegou a altura em que a criança reclama o uso autónomo do equipamento e é nesta fase que terá de ponderar qual o equipamento ideal para as necessidades das crianças. Foi a pensar nesses pais que o SAPO TEK elaborou uma pequena lista de smartphones que podem ser uma boa escolha como primeiro equipamento. Não existe uma linha oficial de nenhuma marca em específico e por isso, devem ser considerados alguns fatores que vão ao encontro das necessidades das crianças e claro, dos seus pais.

95% das crianças portuguesas com 10 anos já têm um smartphone
95% das crianças portuguesas com 10 anos já têm um smartphone
Ver artigo

O primeiro ponto a considerar é a idade da criança que pretende comprar um smartphone. Os mais novos devem ter equipamentos mais compactos e mais resistentes, capazes de sobreviver às (muitas) quedas no chão. Evitar componentes frágeis ou que se risquem facilmente, o que torna imperativo adquirir uma capa e película de proteção.

Outro aspeto a considerar é o orçamento que quer gastar num smartphone. Por vezes um smartphone mais barato pode diminuir o sentimento de “culpa” no caso deste se estragar, mas também pode significar um equipamento com qualidade inferior e mais passível a avariar-se. Deverá dessa forma optar por marcas conhecidas, que ofereçam garantia de fiabilidade. Claro que um equipamento mais barato para os mais jovens é tentador e existem diversas marcas a apostar nesse segmento de entrada de mercado. As marcas oferecem também, à partida, maior segurança a nível de software, sendo uma das prioridades manter as crianças seguras.

A autonomia terá também de ser uma prioridade e se possível, carregamento rápido, de forma a ter o equipamento disponível. Até porque manter o ecrã ligado a ver vídeos ou a jogar pode “derreter” a carga rapidamente, considerando que os mais jovens passam muito tempo com o smartphone.

Veja na galeria as 8 sugestões do primeiro smartphone para os mais jovens:

1 - SPC SMART PRO – 119,90 euros – Loja SPC

O SPC Smart Pro é um dos modelos da lista que tem um preço acessível, mas também características que podem ser interessantes para os mais jovens. O seu ecrã é generoso, com 6,1 polegadas, e tecnologia IPS com resolução HD+ panorâmico 19,5:9. Apesar de ter apenas 32 GB de armazenamento interno, poderá expandir a sua capacidade com mais 256 GB através de microSD.

O smartphone conta com 3 GB de memória RAM e um processador de oito núcleos a 1,6 GHz. Tem uma câmara traseira de 8 MP e uma de selfies de 5MP. Por não ter especificações de topo, a sua bateria é de 2.500 mAh, que a fabricante garante ser o suficiente para ter carga durante todo o dia. Mas no geral, o preço e a qualidade do ecrã parecem ser a prioridade deste modelo.

2 - Samsung Galaxy A03 Core Dual – 127 euros - KuantoKusta

A Samsung é a marca que mais vende smartphones, mas não tem uma linha direcionada a jovens utilizadores. O Galaxy A03 poderá ser, no entanto, uma proposta para os mais jovens que ainda assim sejam um pouco mais exigentes, sobretudo a nível da fotografia. Tem uma câmara traseira dupla, com um sensor principal de 48 MP e um secundário de 2 MP, capaz de gravar vídeos a 1080p.

O smartphone tem também um ecrã LCD com 6,5 polegadas e uma taxa de atualização de 60 Hz, tornando-se ideal para assistir a conteúdos em streaming, ainda que esteja limitado a uma resolução de 1600x720. Por outro lado, herda a bateria de 5.000 mAh dos seus outros modelos mais caros. Tem proteção com certificação IP52, contra algumas poeiras e resistência a gotas de água. Conta ainda com 4 GB de RAM e armazenamento interno de 64 GB.

3 - Xiaomi Redmi 10A – 127,68 euros - Amazon

A Xiaomi procura equilibrar os melhores componentes a um melhor preço, e neste Redmi 10A, destaca-se a sua capacidade de armazenamento, para quem deseja registar fotos, vídeos e conteúdos de entretenimento, com os seus 128 GB internos. Tem ainda 4 GB de RAM, um processador Helio G25 da MediaTek de 2 GHz e uma bateria de 5.000 mAh. O seu ecrã é LCD com 1600x720 com proteção ocular.

O módulo fotográfico é composto por um sensor principal de 13 MP e uma câmara de profundidade de 2 MP. De salientar ainda a sua traseira em plástico com linhas rugosas que lhe confere maior segurança a agarrar nas mãos.

4 - iPhone SE – 559 euros – Loja Apple

Se o seu ecossistema em casa é iPhone, também poderá optar por oferecer o iPhone SE, a versão mais acessível dos smartphones da Apple, ainda assim, com um preço bem superior a todas as restantes propostas. O smartphone é mais pequeno e compacto, composto por um ecrã de 4,7 polegadas, beneficiando da tecnologia Retina HD, oferecendo uma excelente qualidade de imagem.

Claro que o smartphone oferece algumas das melhores tecnologias da Apple, incluindo uma câmara avançada frontal de 12 MP, uma bateria com autonomia para até 15 horas e um chip A15 Bionic de 4 núcleos. Além de oferecer conetividade 5G, o seu ecrã tem autenticação biométrica via Touch ID, tornando-o bastante seguro para os mais novos.

De ter em consideração que o iPhone SE não inclui adaptador de corrente nem EarPods, mas pode encontrar um cabo USB-C para Lightning compatível com qualquer outro carregador.

5 - ALCATEL 1 4G 2021 – 79,99 euros – Worten

Se a prioridade para o primeiro smartphone do jovem é pagar o menos possível pelo equipamento, o Alcatel 1 4G 2021 pode ser uma proposta a ter em conta. Trata-se de um smartphone compacto e leve, com acabamento escovado metálico que promete ser resistente. Tem um ecrã de 5 polegadas com imagem FullView de 18:9, ideal para consumir conteúdos em streaming.

O resto da configuração é mais modesta, incluindo a sua câmara traseira de 5 MP e frontal de 2 MP, uma bateria com capacidade de 2.000 mAh e um processador MediaTek MT6739 de quatro núcleos. Apenas tem 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno. No entanto, tratando-se de smartphone alimentado por Android Go Edition, isso significa que está otimizado para uma utilização eficaz pelos mais novos para as suas necessidades.

6 - Motorola G32 – 159 euros – Amazon

O Motorola G32 destina-se a um público mais exigente, oferecendo alguns componentes bem interessantes para um smartphone desta gama. Começando pela memória, oferece 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno e o seu processador Snapdragon 680 garantem o acesso a praticamente todas as aplicações e jogos disponíveis.

O equipamento tem um ecrã FHD+ de 6,5 polegadas, com uma taxa de atualização de 90 Hz, sendo uma proposta ideal para quem dá prioridade aos conteúdos. Até porque tem altifalantes estéreo e Dolby Atmos, o que promete maior imersão. A sua bateria é de 5.000 mAh, suportado por carregamento rápido TurboPower 30. E para completar o setup, tem um sistema de câmara tripla de 50 MP, para quem quer começar a dar os primeiros passos na fotografia.

7 - TCL 20Y – 155,49 euros – PC Components

O TCL 20Y também prioridade à componente fotográfica do smartphone, assim como ao consumo de conteúdos. Tem uma câmara traseira principal de 48 MP, suportado por IA capaz de detetar 22 objetos e modificar as respetivas configurações, mesmo na utilização em baixas condições de iluminação. Já o seu ecrã é de 6,52 polegadas, otimizado com a tecnologia NXTVISION da marca para oferecer as reproduções de conteúdo mais detalhadas.

Tem 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, sendo alimentado por um processador MediaTek Helio P22 de 8 núcleos. Tem uma bateria de 4.000 mAh, gerido pelo sistema Smart Manager que otimiza o consumo de energia.

8 - realme C33 – 139,98 euros – Amazon

O realme C33 é também um smartphone com excelentes características para jovens adolescentes que ainda não receberam um smartphone, mas que não querem ficar atrás dos seus pais, em termos tecnológicos. Uma câmara de 50 MP com suporte de IA, uma bateria com 5.000 mAh de autonomia e carregamento rápido de 33 W são algumas das suas características a ter em conta.

A marca, que é especialista em criar smartphones apetecíveis e com altas características para os mais jovens, oferece outras características que o tornam acessível, incluindo o processador Unisoc T6 12. Tem também linhas mais finas e elegantes, ideal para mãos mais pequenas.