Já não falta muito para que a azáfama do Natal tome conta das lojas e ganhe lugar na cabeça de cada um de nós. Mais ou menos entusiasmados com a data, todos (ou quase todos) a aproveitam para presentear os que lhe são mais próximos. Os familiares, a respectiva - ou respectivo - a família dele, os amigos, alguns colegas de trabalho. Enfim, a lista é longa e normalmente salda-se dispendiosa e por isso há que ser criativo e procurar os bons negócios.

O comércio online pode ser uma boa alternativa para quem quer poupar. Tempo, porque não precisa de sair do local onde está e dinheiro, porque nos próximos dias são várias as lojas que prometem descontos.

A iniciativas mais conhecida para quem costuma estar atento às lojas online e já ultrapassou os receios de comprar nestas plataformas é a Black Friday, de que a Apple é seguidora, para felicidade dos admiradores. Durante alguns anos os fãs da marca da maçã em Portugal tiveram acesso vedado à iniciativa que nasceu nos Estados Unidos e por lá se tem mantido. Hoje não é assim e na próxima sexta-feira os portugueses - como os clientes de vários outros países - também vão poder usufruir dos descontos, que em alguns casos se espera que cheguem aos 30 por cento, de acordo com informação não confirmada.

[caption]Compras Apple[/caption]

As três principais linhas de produtos da empresa são visadas pelo dia das pechinchas: iPhone, Mac e iPhone, como se revela no site, onde habitualmente as compras superiores a 121 euros têm expedição gratuita.

Conselho da marca, que talvez valha a pena seguir: ir já dando uma espreitadela na loja para conhecer bem os produtos à venda e na sexta-feira conhecer todos os atalhos para aquilo que mais lhe agrada.

Quem quer presentear amigos ou familiares fora do país também pode agora contar com uma nova funcionalidade que permite entrega ao domicílio em 15 países europeus. Para usar esta possibilidade o cliente deve visitar a loja do país de destino da encomenda e avançar com o processo. Se não domina a língua local pode ligar para o número português de apoio e pedir ajuda para concretizar a encomenda.

À tradicional Black Friday, dia habitual de compras de Natal para os americanos, que há muito leva os retalhistas - online e offline - a promover descontos para atrair mais clientes, juntou-se em 2005 a Cyber Monday, para criar na Web o seu próprio dia de descontos.

Pode dizer-se que a ideia tem vendido bem, porque de acordo com várias consultoras já se tornou o terceiro dia do ano mais lucrativo para os retalhistas online (o primeiro continua a ser a Black Friday).

Dos retalhistas convencionais, a iniciativa até já passou a atrair outros sectores, como o do turismo, como releva a USA Today. Algumas cadeias americanas como a Starwood Hotels (detentor de marcas como Le Meridien ou Sheraton) ou a Affinia Hotels estreiam-se este ano no esforço de reforçar as vendas para o próximo ano, usando a marca Cyber Monday e encaixando nessa data algumas promoções.

Assim, depois de uma Black Friday de descontos, já no dia 27, na segunda-feira 30 de Novembro regressam - ou iniciam, depende do caso - os seus descontos da quadra muitas lojas que podem ajudar a encontrar a prenda ideal, online. Este ano, esta é mais uma iniciativa que deixou de passar ao lado dos portugueses.

Realiza-se a partir dessa data a primeira Cyber Monday portuguesa. A iniciativa é dos responsáveis do site comparador de preços KuantoKusta e visa reunir as propostas de várias lojas, num mínimo de 100. Os destaques das ofertas mostradas - até 6 de Dezembro - a quem procura a plataforma serão escolhidos em função dos descontos, que ficam ao critério dos vários lojistas presentes.

[caption]Cybermonday[/caption]

A iniciativa é uma estreia e os organizadores assumem alguma expectativa em relação aos resultados de um conceito que nasceu nos Estados Unidos, onde a cultura tem diferenças óbvias em relação à portuguesa. Contudo, o facto da Cyber Monday também já ter chegado a França e com sucesso leva a organização a mostrar-se optimista e a ter já planos para fazer da iniciativa um evento anual, como acontece nos Estados Unidos.

O site que vai acolher a iniciativa já está online e lá é possível ver o nome de vários parceiros aderentes e perceber que a oferta vai ser variada. Já os descontos é mesmo preciso esperar para saber. Aderiram a esta iniciativa marcas como a Vodafone, La Redoute ou Staples.

No contexto internacional das compras online a Amazon.com é uma referência e terá para muitos representado a primeira experiência de compras online, além fronteiras. Como dá conta a imprensa internacional o gigante também já tem tudo a postos para mais um período de descontos online. O site já foi efeitado com as cores do Natal e a informação das promoções que assinalam as duas datas de compras de Natal por excelência para os americanos numa área especifica. Veja as propostas, tendo presente que aqui há sempre a considerar um factor adicional, os portes de envio internacionais.

[caption]Amazon[/caption]

A nível nacional pode ser interessante dar mais algumas "voltas" online à procura dos melhores preços. Algumas lojas online facilitam o acesso a informação sobre promoções de Natal nas suas plataformas, mesmo que estas extrapolem a loja online, como faz a Worten, que usa o site para dar a conhecer promoções válidas para todos os seus balcões.

Outras promovem o Natal ajudando o consumidor a recolher ideias de presentes e a conhecer os artigos mais vendidos, como faz a Pixmania numa área do site criada para assinalar a quadra.

[caption]Pixmania[/caption]

Finalmente convém recordar que há cada vez mais outlets online onde também é possível encontrar bons preços e que as lojas de electrónica mostram em muitos casos online propostas com preços interessantes de produtos que vão ser descontinuados, ou dos quais houve um excesso de stock. Estes saldos das TI também vale a pena espreitar.



Cristina A. Ferreira