É o melhor dos dois mundos para uma vida saudável: enquanto anda de bicicleta e zela pela sua saúde, produz energia suficiente para carregar o telemóvel ou o seu leitor de áudio portátil, preservando o ambiente e… a conta bancária.

Apesar do aproveitamento da egergia nas bicicletas ser feito há várias décadas, sobretudo para os sistemas de iluminação, só nos últimos anos têm surgido dispositivos que permitem aproveitar essa a energia cinética para carregar os mais variados gadgets. Ou, em alternativa, para encher acumuladores portáteis, que depois pode levar no bolso e usar para carregar os mesmo dispositivos portáteis.

Seja para telemóveis, leitores MP3 ou recetores de GPS, por exemplo, o TeK deixa-lhe algumas propostas para que possa aproveitar a sua própria energia e carregar o seu dispositivo eletrónico. O ambiente agradece; o seu corpo também.


EcoXPower

[caption][/caption]

Esta proposta da EcoXGear é das mais recentes a chegar ao mercado e promete carregar vários tipos de dispositivos, deste as luzes da própria bicicleta, a smartphones baseados em Android, iOS, Windows Phone e Blackberrys, leitores MP3 ou sistemas de GPS.

O sistema divide-se em duas partes: um dínamo com um rotor que se integra na roda frontal da bicicleta; e uma base de apoio para o dispositivo a carregar, a colocar ao centro do guiador.

Segundo o fabricante, a base permite a utilização de dispositivos com ecrã tátil, possuindo também uma estrutura que osprotege da chuva, mantendo toda a operacionalidade.

[caption][/caption]

O único senão é que o EcoXPower não assegura a compatibilidade com todas as rodas, pelo que é aconselhável confirmar, antes de encomendar…
Preço: $99,99

SpinPOWER S1

Uma proposta mais em conta, mas sem capacidade para alimentar diretamente os faróis da bicicleta, é apresentado pela bike2power, através do sistema SpinPOWER S1.

[caption][/caption]

É um dispositivo baseado num dínamo clássico para colocar junto ao aro da roda, que se liga a um transformador de 5V com uma tomada USB 2.0. A partir dessa tomada, o fabricante garante que é possível carregar qualquer dispositivo portátil com portas do género - de smartphones e luzes portáteis, a leitores de música, por exemplo - bastando atingir uma velocidade de 6,4 Km por hora.

As velocidades ideiais de carregamento situam-se entre os 16 e os 24 km/h.

O kit inclui ainda um suporte universal para telemóveis, que se coloca no centro do guiador.
Preço: $79,95

ReeCharge Power Pack

[caption][/caption]

Este gerador de energia a partir do movimento de uma bicicleta, proposto pela Biologic, vai mais longe do que a maioria dos sistemas do género disponíveis. Além de funcionar como um carregador para dispositivos USB - smartphones, leitores e telefones Apple, máquinas fotográficas digitais e sistemas GPS - posssui também a função de acumulador de energia, que pode ser usado para carregar dispositivos em qualquer local ou, em alternativa, carregado ligando-o a uma normal tomada elétrica.

O sistema é constituído por um dínamo para colocar no eixo da roda, que vai ligar ao acumulador de energia e, por sua vez, ao equipamento a carregar.

O pacote inclui um cabo USB com cinco adaptadores para os dispositivos mais utilizados.

Preço: ND

Kinesis K3

[caption][/caption]

Este carregador aproveita não só o vento para gerar eletricidade, mas também a luz do Sol. É um gerador de energia híbrido "tudo-em-um", para usar na vertical ou na horizontal, que pode ser colocado numa bicicleta e aproveitar as duas formas de gerar energia: a velocidade faz rodar as mini pás do gerador eólico; e a exposição ao sol alimenta o pequeno painel solar.

Toda a energia gerada é enviada para um acumulador integrado, que o fabricante garante ter capacidade para recarregar um telemóvel até 5 vezes, ou até dez vezes um leitor iPod. Em todo o caso, o Kinesis K3 está ainda apto a carregar leitores MP3, recetores GPS, máquinas fotográficas digitais e consolas PSP, por exemplo.

Ainda segundo o fabricante, uma hora de Sol e vento garante carga para meia-hora de conversação num telemóvel, ou 300 horas de música, dependendo do dispositivo.
O K3 inclui uma ficha USB com adaptadores para vários dispositivos móveis.

Preço: $99,95

Nokia Bicycle Charger Kit

A Nokia também pegou no velhinho dínamo e criou um carregador de telemóvel para instalar num qualquer velocípede, embora tarde em disponibilizar o sistema no mercado (a última promessa do fabricante finladês falava em setembro como mês de lançamento, mas… de 2011).

[caption][/caption]

Deste modo, o Nokia Bicycle Charger Kit serve, por enquanto, como conceito do que é possível executar com relativa facilidade, aproveitando a utilização diária das bicicletas - típica dos países do norte da Europa - como forma de produzir energia "limpa".

O fabricante, claro está, garante que quando o seu Bicycle Charger Kit chegar ao mercado, será compatível com todos os terminais Nokia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico