Da parte da Mattel, uma das principais marcas do setor, são várias, como está a ser demonstrado na Toy Fair 2016, que começou em Nova Iorque no último sábado e decorre até à próxima terça-feira.

Podemos começar pela Barbie, que além de três novas silhuetas, vai agora ter direito a andar de hoverboard, a partir de um drone.

A reforçar a aposta nas últimas tendências tecnológicas, a boneca ganhou também uma nova mansão, mas em versão “smart home”, em que os comandos de voz fazem subir e descer elevadores, acendem luzes e ligam o forno para cozinhar a próxima refeição.

Além do software de reconhecimento de voz, a nova casa de sonho inteligente da Barbie traz Wi-Fi integrado e liga-se a uma aplicação.

As apostas da Mattel para este ano passam também pelo lançamento de uma impressora 3D. À luz da ideia original, a ThingMaker serve para as crianças fazerem os seus brinquedos, mas se nos anos 60 havia plástico liquido e moldes de metal, agora os padrões são os da impressão a três dimensões, com direito a aplicação para iOS e Android com dezenas de opções transformáveis em anéis, colares, dinossauros ou esqueletos, entre outros.

Do conjunto de propostas tecnológicas faz ainda parte a atualização dos óculos de realidade virtual View-Master. Entre as novidades adicionadas aos “reformulados” View-Master Viewer DLX estão lentes óticas melhoradas e ligação para headphones.

Os óculos foram igualmente adaptados para passarem a abranger uma maior diversidade de tamanhos de telefone. Quando chegarem às prateleiras no próximo Outono vão custar cerca de 40 dólares.