Para promover um trabalho, contactar com os fãs, desmentir situações ou simplesmente partilhar ideias e sentimentos como qualquer mortal, os famosos de todo o mundo estão a virar-se cada vez mais para a "escrita online", criando os seus prórpios blogs.

No "turbilhão" de bloggers, os portugueses não são excepção, se bem que famoso é capaz de ser um adjectivo de amplitude demasiado lata para utilizar relativamente ao sucesso alcançado pelos cidadãos deste país - quando se tem por termo de comparação o Mundo. Já nem considerando que o próprio conceito de "famoso" é também discutivel.

Sem querer construir um directório exaustivo, e muito menos elaborar rankings, o TeK deixa-lhe algumas sugestões de visita a espaços online dinamizados por ou construídos em redor de figuras públicas portuguesas e demais cidadãos "conhecidos" por algum motivo.

Pela mostra da pequena ronda que fizemos, os músicos parecem ser a classe mais representada na "blogosfera nacional dos famosos". David Fonseca, Boss AC, João Gil, Blind Zero, MAU ou Gomo são apenas alguns dos artistas que se servem da escrita online para chegar aos seus fãs.

Mas se há alguém entre o conjunto de cidadãos portugueses da nossa lista de bloggers a quem o adjectivo famoso até poderá encaixar é a José Saramago. O "Caderno de Saramago" marca a estreia na blogosfera do Nobel da literatura, estando alojado no site da sua Fundação.

Escrito na primeira voz, o espaço serve essencialmente para comentar acontecimentos, expressar opiniões e reflectir em voz alta, o que o escritor parece fazer com bastante regularidade, a contar pelo número mensal de posts.

[caption]O Caderno de Saramago[/caption]

Numa montra sobre blogs José Pacheco Pereira e o seu "Abrupto" não poderiam ficar esquecidos, muito pelo facto do político ter sido um dos pioneiros da bloggosfera em Portugal. O Abrupto foi criado em 2003 e continua aí para as curvas, mostrando o sentido crítico do seu dinamizador em textos e imagens.

[caption]Abrupto[/caption]

Outro blogger que não necessita de com certeza de apresentação é Nuno Markl, ou não fosse o seu "Há vida em Markl" um dos espaços da blogosfera mais populares entre os portugueses. As crónicas radiofónicas, os projectos de televisão, outros projectos, "webisódios", mais projectos, "rabiscos", está tudo lá.

[caption]Há vida em Markl[/caption]

Mostrando na Internet que, tal como na televisão, é verdadeiramente uma comunicadora nata, Luísa Castel-Branco não tem um, mas sim dois blogs. Enquanto em Luísa Castel-Branco comenta a actualidade e o quotidiano, no blog "Especialistas em coisa nenhuma" deixa comentários, sugestões e conselhos "a pedido".

[caption]Luísa Castel-Branco[/caption]

Falando em "comunicadores natos", não podiam faltar nomes como Júlio Machado Vaz e Pedro Rolo Duarte,que mostram toda a sua capacidade de argumentação e sensibilidades que lhes foi concedida, cada uma na sua "área de entendimento".

As proezas do "Chato", personagem interpretado pelo actor Nuno Lopes na série televisiva "Os Contemporâneos", também são contadas aos internautas, com direito a um pequeno texto de enquadramento da cena e ao vídeo do sketch.

O último post é de 1 de Novembro, não sei se por distracção do dinamizador do espaço online ou se efectivamente o Chato tirou férias nos Contemporâneos...

[caption]O Chato[/caption]

Na onda dos "personagens", deixamos-lhe uma última sugestão de visita, desde logo avisando que não guardámos o melhor para o fim.

Conhecido essencialmente por ser "estranho", além dos laços familiares a uma "pessoa" do jet-set condenada por mandar matar o marido, David Motta despeja no seu "Escarrador" o que lhe vai na alma - vai daí sermos brindados por um "content warning" à chegada ao blog...

[caption]O Escarrador[/caption]