Passaram nove meses desde que o Apple Watch ficou disponível para compra pela primeira vez, tanto online como nas lojas físicas. Antes já a Apple tinha avançado com um período de reservas e no primeiro dia ficou assegurada a venda de um milhão de unidades do smartwatch.

O entusiasmo dos consumidores com o relógio explica-se pelo facto de ser a mais recente categoria de produtos da Apple, depois dos sucessos inquestionáveis do iPod, do iPhone e do iPad.

A estreia em Portugal teve direito a abertura antecipada de loja e só este ano deverão ser vendidas 11 mil unidades do wearable no mercado português, como adiantou a IDC ao TeK.

Se está interessado num wearable o Apple Watch deve estar na sua lista de considerações. Eis alguns aspetos a ter em conta.

Modelos e preços
O Apple Watch está disponível em três versões: Watch Sport, que tem uma caixa em alumínio e braceletes em plástico; Watch, que tem uma caixa em aço inoxidável e diferentes braceletes; Watch Edition, que tem uma caixa em ouro de 18 quilates e diferentes braceletes.

Os preços variam de versão para versão e do bracelete escolhido. A saber:

Apple Watch Sport 38mm com bracelete de plástico: 429 euros
Apple Watch Sport 42mm com bracelete de plástico: 479 euros
Apple Watch 38mm com bracelete de plástico: 679 euros
Apple Watch 42mm com bracelete de plástico: 729 euros
Apple Watch 38mm com bracelete e fivela clássica: 779 euros
Apple Watch 42mm com bracelete e fivela clássica: 829 euros
Apple Watch 38mm com bracelete e fivela moderna: 879 euros
Apple Watch 42mm com bracelete em pele : 829 euros
Apple Watch 38mm bracelete milanesa: 779 euros
Apple Watch 42mm bracelete milanesa: 829 euros
Apple Watch 38mm bracelete de elos: 1.129 euros
Apple Watch 42mm bracelete de elos: 1.179 euros
Apple Watch 38mm bracelete de elos em preto sideral: 1.229 euros
Apple Watch 42mm bracelete de elos em preto sideral: 1.279 euros
Apple Watch Edition 38mm em ouro de 18 quilates com bracelete de plástico: 11.300 euros
Apple Watch Edition 42mm em ouro de 18 quilates com bracelete de plástico: 13.300 euros
Apple Watch Edition 38mm em ouro de 18 quilates com bracelete de fivela moderna: 18.500 euros
Apple Watch Edition 42mm em ouro de 18 quilates com bracelete de fivela clássica: 16.500 euros

Há ainda uma quarta versão do Apple Watch que é desenvolvida em conjunto com a marca de luxo francesa Hermès, mas os preços para Portugal ainda não estão definidos, existindo apenas as referências em dólares.

Acessórios
O Apple Watch tem um sistema de braceletes intermutáveis, sendo possível comprar mais modelos além do que vem incluído de origem no modelo escolhido.

Estes são os modelos e os preços disponíveis:

Mas há mais acessórios para o relógio inteligente. Pode comprar uma base de carga magnética para o Watch por 89 euros, pode comprar um cabo de carregamento magnético por 35 euros, estando ainda disponíveis gadgets de outras empresas como a base de carregamento Belkin que custa 130 euros.

No campo dos acessórios há ainda a destacar o Pocket Unity, um projeto financiado no Kickstarter e que conta com a assinatura do designer português Pedro Gomes.

Aplicações
Além das funcionalidades que existem de forma nativa em cada smartwatch, também conta muito o ecossistema que existe em torno do sistema operativo: leia-se, o número de aplicações compatíveis.

Mesmo sem que o relógio tivesse chegado a Portugal houve quem apostasse no desenvolvimento de uma app para o wearable: casos do Millennium BCP para o segmento da banca, do Observador na área da comunicação ou do Casa SAPO no segmento do imobiliário.

Ficam outros exemplos:

Onde comprar?
Em Portugal a estreia do Apple Watch assinala-se em várias lojas, online e físicas. Pode comprar o wearable na loja oficial da Apple ou nos revendedores oficiais, caso da GSM Store. As grandes cadeias de retalho de eletrónica também disseram o 'sim' ao relógio: Fnac, Media Markt e Worten já estão a vender o gadget.

A concorrência
Apesar de já ser o mais vendido, o Apple Watch está longe de ser o único relógio inteligente do mercado, incluindo no segmento topo de gama. Basta lembrar que marcas mais tradicionais como a Tag Heuer já tem propostas neste ramo, assim como tecnológicas rivais - caso do Samsung Gear S2 ou do Huawei Watch. Num segmento mais baixo, lembra-se do ZeClock?

Mas há muitas outras alternativas. Nesta lista pode encontrar algumas.

Será que chegou a hora do Apple Watch?