O refrescamento da oferta dos operadores móveis no âmbito do e-escolas tem sido mais intenso nos últimos dois meses, onde a integração de portáteis com placas gráficas dedicadas, mais memória e processadores mais rápidos acabou por determinar a adopção de novos modelos ou a actualização de alguns que já estavam na lista.

O TeK tinha feito em Setembro uma análise às diferentes ofertas da TMN, Optimus e Vodafone e volta agora a olhar para os modelos que estão listados para escolha dos utilizadores, verificando as melhores opções e as novidades.

Os contornos gerais do modelo e-escolas não sofreram alterações, mantendo-se o modelo de pagamento inicial de 0 ou 150 euros consoante o escalão de rendimento do agregado familiar, e o pagamento da assinatura de Internet de banda larga móvel também definido por este rendimento, com um desconto de 5 euros face às ofertas de mercado para os alunos que não têm direito a Acção social Escolar.

[caption]quadro comparativo[/caption]

Já no processo logístico de pedido dos computadores e assinatura dos contratos houve algumas mudanças, com a TMN e a Optimus a permitirem o levantamento dos computadores nas lojas 24 horas depois do pedido, caso os modelos estejam disponíveis.

Nas características técnicas e modelos disponíveis as diferenças são maiores. Apesar dos equipamentos terem "características mínimas" a nível de software e hardware, nas especificações qualquer semelhança com o original é (quase) pura coincidência. Suporte 3G integrado, mais RAM, placas gráficas dedicadas e melhores processadores são os principais desenvolvimentos da oferta e-escolas dos operadores móveis à data.

TMN com mais diversidade
A TMN continua sem dúvida a ter a oferta mais completa, com oito modelos e as principais características diferenciadoras: é a única que tem um portátil com 3G integrado, é a única onde existe uma opção com sistema operativo Linux e a maioria dos modelos já tem placa gráfica dedicada.

O ASUS X59 SL substituiu o modelo mais antigo ASUS X50, ganhando na velocidade de processamento, e na memória RAM. Também o modelo da Toshiba foi substituído pelo Toshiba A200, melhorando com uma placa gráfica dedicada, uma ATI Mobility Radeon HD2400 com 256MB de memória.

Entraram ainda para a lista dois novos modelos, o Portátil HP COMPAQ PRESARIO e o INSYS Style-3G 8724SR, o único com suporte 3G integrado que dispensa a utilização de uma placa de acesso de banda larga móvel, mas que tem o menor ecrã de todos os modelos, só 12 polegadas.

Alguns modelos têm a indicação de que estarão disponíveis apenas em Dezembro, sendo que antes de escolher é melhor ligar para a linha de apoio da TMN para saber se há ruptura de stocks nos modelos que pretende, caso queira levantar nas lojas, ou qual o tempo para entrega em casa.

Veja a oferta actual da operadora.

[caption]Oferta TMN[/caption]

Optimus com poucas mudanças

Na operadora da Sonaecom as mudanças não foram tão significativas, saindo o modelo 6720 da HP e entrando o HP Presario CQ60, com processador de 2 GHz e 3 GB de RAM. Aliás, a maioria dos modelos da Optimus agora têm o processador Intel Core2Duo a 2 GHz e 3 GBytes de RAM, exceptuando o Portátil Acer Extensa 5620Z que mantém 2 GBytes de RAM e processador de 1,86 GHz.

De notar também que a opção por uma placa gráfica dedicada ainda não "contagiou" a oferta da Optimus.

Veja a oferta actual da operadora.

[caption]Oferta TMN[/caption]

Vodafone com 2 modelos

Mantendo a oferta mais tímida, a Vodafone abandonou a opção única de portáteis Toshiba e tem agora dois modelos, o Dell Inspiron 1525 - Jet Black e o Compaq Presario. Apesar de mais discreta, a oferta da operadora vai acompanhando a tendência e tem agora também os dois modelos com processador Intel de 2 GHz e 3 GBytes de RAM. Só o Compaq Presario tem uma placa gráfica dedicada, da NVidia e oferece também o ecrã maior, com 15,6 polegadas Brightview.

Veja a oferta actual da operadora.

[caption]Oferta TMN[/caption]

Se quiser avaliar pessoalmente as diferenças na oferta, não deixe de ver o texto publicado pelo TeK a 9 de Setembro Sugestão TeK: Escolha o melhor portátil e-escolas