Nem sempre quantidade é sinónimo de qualidade, e a fotografia digital é uma das áreas onde o velhinho ditado vem ganhando força à medida que surgem cada vez mais equipamentos "muito pequeninos" com lentes de grande capacidade. E não estamos a falar de zoom.

Embora estudos recentes digam que nos próximos anos se espera que os consumidores, mesmo os menos versados nas artes fotográficas, comecem a optar por câmaras de lentes intermutáveis, a verdade é que nem sempre temos espaço - nem paciência - para carregar equipamento fotográfico para cada situação que se nos apresenta.

Ao escolher, é fácil deixarmo-nos impressionar pelo zoom da câmara (assim como pela "quantidade de megapixéis"), mas a verdade é que a maior parte das fotografias tiradas pelo comum dos mortais recorrem a distâncias focais pequenas, com objectos colocados a uma distância relativamente curta com relação ao fotógrafo de circunstância, que se vê depois obrigado a cortar alguém do enquadramento - ou dar alguns passos atrás.

Optar por uma câmara compacta com uma lente grande angular pode ser uma boa opção, permitindo enquadrar mais elementos na fotografia, mesmo a curtas distâncias. A "categoria" tem ganho expressão junto das fabricantes que têm reforçado a oferta, com preços e capacidades interessantes.

Seleccionámos cinco câmaras pequeninas com grandes angulares, todas elas de 28mm ou menos. E nestas coisas quanto menos melhor. A título de exemplo pode referir-se que uma lente de 24mm permite um campo de visão de cerca de 185 graus.

Começamos por um modelo que não sendo novo é um "peso pesado" no que respeita a máquinas digitais compactas, a Panasonic Lumix DMC-TZ7, com as famosas lentes Leica. Não sendo incrivelmente pequena (tem 32 milímetros de espessura), a qualidade dos seus disparos é amplamente reconhecida e apresenta uma combinação interessante de uma grande angular de 25mm com um zoom óptico até 12x.

[caption]Panasonic Lumix[/caption]

O sensor é de 10,1 megapixéis e também faz gravação de filmes HD (720p), que podem ser revistos no LCD TFT de três polegadas. Embora a fabricante não forneça um preço de venda recomendado no seu site, os preços praticados rondam os 400 euros. O modelo já tem uma "actualização" prevista para este ano, mas por enquanto ainda não são conhecidos valores. A mesma lente está também disponível no modelo TZ6, com preços mais simpáticos e algumas diferenças ao nível das características.

Mais pequena e igualmente impressionante no que respeita à capacidade de "incluir" motivos na fotografia, embora mais modesta no zoom, é a nova Cyber-Shot W380 da Sony. Chega este mês ao mercado português com um sensor de 14 megapixéis, zoom óptico até 5x e uma grande angular de 24mm. A câmara conta ainda com o modo "Sweep Panorama", que possibilita a criação uma imagem de maior amplitude através da captura e junção automática de um conjunto de imagens do mesmo momento que permitem criar uma fotografia com um campo de visão de 185 graus.

[caption]Cyber-shot W380[/caption]

Também grava vídeos HD (720p) e conta com ecrã LCD de 2,7 polegadas. Custa 230 euros, está disponível em preto, prateado, dourado e vermelho, pesa 108 gramas e não tem mais de 19,7 milímetros de espessura.

[caption]IXUS 120[/caption]

Entre as pequeninas está também a IXUS 120, da Canon. Lançada este Outono é "a compacta com grande angular mais fina alguma vez fabricada" pela marca. Tem 20 milímetros de espessura e uma lente de 28mm. O zoom óptico é de 4x, o sensor de 12,1 megapixéis e também faz vídeos HD. Apresenta-se em quatro cores (preto, azul, castanho e prateado), com um ecrã LCD de 2,7 polegadas, e está à venda por 329 euros.

Da Nikon seleccionámos a S620, que conta igualmente com uma grande angular de 28mm, zoom óptico até 4x e um sensor de 12,2 megapixéis, ecrã LCD TFT de 2,7 polegadas e gravação de vídeo. A fabricante não avança um PVP, mas a máquina está disponível por valores que rondam os 170 euros.

[caption]Nikon Coolpix[/caption]

A mais económica do lote de hoje é, sem dúvida, a Casio Exilim Z280. Com uma lente de 26mm, zoom óptico até 4x, 12,1 megapixéis e gravação de vídeo HD, a câmara está disponível nas lojas portuguesas ao preço de 149 euros. Mede 20 milímetros de espessura e o ecrã LCD é de 2,7 polegadas.

[caption]Casio Exilim[/caption]