Jogos, fotografias, vídeos, acesso online e, claro está, chamadas telefónicas: com cada vez mais funcionalidades associadas aos smartphones, e a autonomia das baterias acaba muitas vezes por ser o elo mais fraco destes dispositivos, por muito que os fabricantes desenvolvam versões cada vez mais potentes, com duração cada vez mais alargada.


Para quem fica frequentemente sem bateria no telemóvel ou smartphone, a compra de uma segunda unidade - mais potente e com mais autonomia - pode ser uma opção a considerar. No entanto, gastando praticamente o mesmo é possível optar por um acumulador de energia, que garante não só o carregamento por várias vezes do smartphone, como pode ser usado com muitos outros dispositivos portáteis.


O conceito, longe de ser novo, é simples: os acumuladores funcionam como uma bateria de bolso ou pilha recarregável, possível de alimentar através do computador, via USB, ou ligando-se diretamente à corrente. A energia acumulada serve depois para alimentar um smartphone ou outro dispositivo, consoante o tipo e a capacidade do acumulador.


As vantagens são várias, começando na portabilidade dos dispositivos deste género à venda no mercado, passando pelo preço - normalmente mais baixo face a baterias de telemóvel proprietárias - e terminando na dimensão. Os acumuladores guardam-se numa mala, na mochila ou mesmo no bolso, permitindo a sua rápida utilização - sem a necessidade de o utilizador desligar o dispositivo que pretende carregar.


De seguida, mostramos alguns dos acumuladores de energia já disponíveis no mercado português.


Verbatim Power Pack

É a mais recente gama de acumuladores de energia a chegar ao mercado português. A Verbatim renovou a sua linha de Power Packs
portáteis, através da introdução de quatro modelos com várias capacidades e dimensões.


[caption]Verbatim[/caption]

A versão de base dá pelo nome de Power Pack AA, assumindo o formato de um carregador de normais pilhas AA, mas que pode ser usado para carregar vários dispositivos portáteis. O utilizador pode retirar as pilhas carregadas e usá-las diretamente num equipamento, ou usar o acumulador diretamente. O preço ronda os 15 euros.


Outras duas propostas agora lançadas são o Power Pack Ultra fino e o Power Pack Portátil: no primeiro caso trata-se de um acumulador com as dimensões de um cartão de crédito, que inclui uma bateria de polímero de lítio de 1,200 mAh (29,99 euros); o segundo modelo integra uma bateria de iões de lítio com 2,200 mAh, bem como um cabo micro-USB (29,99 euros).


Por fim, o Power Pack Dual USB é apresentado como um acumulador de energia cuja bateria interna alcança uma capacidade de 10,000 mAh, capaz de alimentar em simultâneo um iPad e outro dispositivo USB. O preço sobe para os 69,99 euros.

[caption]Verbatim[/caption]

A empresa garante que todos os novos Power Packs estão aptos a carregar as baterias de iPads, iPhones, smartphones, tablets, eReaders e auriculares Bluetooth.


Estação de alimentação Philips

[caption]Nome da imagem[/caption]

O fabricante holandês foi dos primeiros a lançar para o mercado de consumo acumuladores de energia portáteis, possuindo atualmente em catálogo uma versão que designa por estação de alimentação.


O modelo DLM2262/10 (cerca de 24 euros) recebe o selo de "universal" e é compatível com qualquer dispositivo que possua portas USB, mini USB e Micro USB, incluindo de origem cabos com arrumação integrada para ambas as interfaces.


[caption]Nome da imagem[/caption]

Baseado numa bateria interna com 3000 mAh, este dispositivo Philips possui um indicador discreto da carga interna, que permite ao utilizador não só saber a quantidade de carga do próprio acumulador, como perceber o nível de carregamento que está a afetuar com determinado dispositivo.


Dupla carga Sony

A Sony propõe os modelos CP-ELS e CP-A2LS, ambos a permitir o carregamento de dispositivos que possuam interfaces USB e Micro-USB.


[caption]Nome da imagem[/caption]

O CP-ELS é o acumulador mais barato (19,90 euros) e integra uma bateria interna com capacidade de 2000 mAh, o que garante uma carga completa da bateria de um smartphone.


Já o modelo CP-A2LS (39,90euros), duplica a capacidade para carregar duas vezes um smartphone apenas com uma carga, graças à utilização de uma bateria de iões de lítio com capacidade de 4000 mAh. Pelo facto de possuir duas portas USB, o utilizador pode optar por carregar dois dispositivos em simultâneo, com cada ciclo de carregamento a demorar cerca de seis horas.


[caption]Nome da imagem[/caption]

Ambas as fontes de alimentação portáteis - designação que a Sony utiliza para definir estes dispositivos - incluem cabo adaptador USB para Micro USB, estando aptos a carregar smartphones Xperia, Blackberrys, iPhones e outros equipamentos portáteis.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico