SAPO Tek

Publicado 15 Jan 2014 às 14:30

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Montra TeK: 5 gadgets para manter debaixo de olho em 2014

O lançamento de gadgets inovadores todos os anos muda a nossa forma de usar a tecnologia. Para 2014 escolhemos 5 gadgets com esse potencial, que vale a pena manter debaixo de olho.

A CES, que na semana passada decorreu em Las Vegas, é a primeira grande feira de eletrónica de consumo do ano e é por isso, habitualmente, o palco para apresentar as primeiras novidades e mostrar no que estão os fabricantes a trabalhar para o resto do ano.

Durante a feira explorámos as novidades aí apresentadas, deixando claro que as televisões de muito alta definição (4k) estão na mira dos fabricantes para este ano e possivelmente dos consumidores (com carteira recheada) também.

Acontece o mesmo com os ecrãs curvos, que começaram a desenhar-se como tendência em 2013, mas assumirão este ano definitivamente um lugar na lista de argumentos dos fabricantes que querem levar ao mercado propostas diferenciadoras.

Ainda na CES, os gadgets para usar/vestir foram outra tendência incontornável e prometem continuar a sê-lo durante o resto do ano. Tal como nas televisões, as propostas que se perfilam nesta área são muitas, mas aqui conseguimos identificar uma que se destaca e saltamos com ela para a nossa lista de cinco gadgets.

Smartwatch Pebble
A segunda edição do relógio inteligente Pebble, um dos grandes sucessos do KickStarter em 2012, foi apresentado em Las Vegas e pode ser mais que uma simples atualização ao modelo de estreia, mesmo que o design e os materiais façam as diferenças fundamentais entre as duas propostas.

O Steel está disponível em aço e em couro e é um próximo passo no conceito, que pode alargar o leque de potenciais interessados num gadget que, além de centrar um conjunto de funcionalidades inovadoras, agora também é bonito e tem um aspeto sofisticado.

O modelo custa 250 dólares e já está a ser comercializado através do site da empresa. Vai ser apoiado por uma loja de aplicações, que estará disponível até final do mês e que tem como objetivo dinamizar a oferta de conteúdos para a plataforma.

Nome da imagem

Ubuntu Touch
Na nossa lista dos 5 gadgets para seguir de perto em 2014 também colocamos o Ubuntu Touch, interpretado pela Canonical. A Canonical cumpriu em 2013 a promessa de fazer convergir uma versão desktop com uma versão móvel do seu sistema operativo, mas não conseguiu mostrar ao mundo onde acha que pode levar a plataforma.

Numa ambiciosa campanha no KickStarter, a empresa tentou reunir 32 milhões de dólares para criar um smartphone topo de gama (Ubuntu Edge), recheado de inovações e baseado na nova versão do sistema operativo. Não conseguiu, mas em dezembro garantiu que estava encontrado o parceiro para fazer passar o sonho do papel à realidade. Cá estamos para ver…

Nome da imagem

Blackphone
Na mesma área dos dispositivos móveis, uma das mais dinâmicas e mediáticas do mercado das TI há vários anos, acreditamos que o Blackphone também pode dar que falar em 2014. O equipamento, e o conceito na sua base, será apresentado em Barcelona durante o Mobile World Congress, mas as linhas gerais já são conhecidas.

O dispositivo é apresentado como o primeiro smartphone desenvolvido de raiz com o objetivo de garantir toda a privacidade das comunicações. Vai usar uma versão modificada do Android que vai designar-se PrivatOS. Assegurará, por exemplo, a codificação das comunicações, navegação privada na Internet e partilha segura de ficheiros.

O projeto resulta de uma parceria entre a espanhola Geeksphone e norte-americana Silent Circle, especialista em soluções de comunicação privadas, reunidas numa joint-venture registada na suíça.

O modelo deve chegar às lojas nos próximos meses, até lá reveja o vídeo onde o conceito é explicado, um conteúdo que o TeK publicou esta manhã com a notícia que anunciava a parceria entre as empresas promotoras do projeto.



Steam Machine
Levar os jogos de computador para o ecrã de televisão da sala de estar é o sonho por trás das Steam Machines, um conceito criado pela Valve já abraçado por 13 parceiros, que vão criar as suas próprias versões da consola e levá-las ao mercado a preços entre os 500 e os 6.000 dólares, um preço de partida bem inferior ao dos computadores de jogos.

Estas máquinas de jogos vão correr o já lançado Steam OS, um sistema operativo Linux apresentado e lançado pela Valve ainda no ano passado. Também garantirão compatibilidade com o comando lançado pela marca no ano passado e suportar toda a oferta de jogos Steam, serviço que reúne mais de 65 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Na segunda metade do ano surgirão as primeiras máquinas de jogos fabricadas pela rede de parceiros da Valve, uma oferta que vai levar a experiência a um número maior que os 300 escolhidos pela fabricante para testar um protótipo do produto há alguns meses.

O que não deverá acontecer este ano é o lançamento pela marca de uma versão própria da consola. A hipótese não foi definitivamente descartada mas não está em cima da mesa de momento, garantem os responsáveis da empresa.

Xbox One
Remetido para segunda núpcias pela Microsoft, o lançamento da Xbox em Portugal será um acontecimento para acompanhar em 2014. A chegada da mais recente versão da consola às lojas portuguesas continua sem ter uma data definida.

No resto do mundo mais de 3 milhões (número de unidades vendidas em 2013) já desfrutam das novidades da nova plataforma, rival por excelência da PS4 que começou a ser vendida por cá ainda em novembro de 2013.

A Xbox One vai custar 499 euros com um comando e com o sensor Kinect incluído. Nesta nova versão integra um leitor Blu-ray, oferece conectividade Wi-Fi e um disco rígido de 500 GB. Introduz uma versão atualizada do Kinect.

Nome da imagem

Entre smartphones modulares em fase final de produção, novos sistemas operativos móveis, computadores com formatos cada vez mais convergentes entre si, ou avanços improváveis na área da domótica, como o da Google, outros gadgets marcarão certamente o ano, nestas e noutras áreas. Deixe-nos as suas propostas na caixa de sugestões. Também contamos consigo para identificar as tendências tecnológicas com maior potencial para marcar o ano que agora se inicia, participando na votação que temos online.

Nota de redação: A Canonical disse entretanto que afinal o lançamento de um smartphone próprio com Ubuntu Touch pode ainda não acontecer em 2014, mas só em 2015. Mantemos o gadget na lista dos equipamentos a manter debaixo de olho em 2014. Afinal, as alterações de datas não são uma novidade na fabricante.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Vídeos

Votações

Planeia experimentar a beta técnica do Windows 10?

VotarVer Resultados

Glossário

bpsVer

Hard. Iniciais de bits por segundo. O termo escreve-se normalmente em minúsculas (bps) e refere-se a velocidades de transmissão em telecomunicações. Ver também baud, bit, byte. ...

Glossário

Tags

3324 resultados
2160 resultados
1586 resultados
1259 resultados
1143 resultados