SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 25 Set 2012 às 14:30

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Montra TeK: Banda larga móvel - que opções?

Os operadores mexeram recentemente na oferta de banda larga móvel mas pouco mudou para além do período promocional que se mantém até ao início de 2013. Veja as opções e as (poucas) diferenças entre propostas.

Com o regresso às aulas os operadores anunciaram mexidas nas ofertas de banda larga móvel. Novos preços (temporários) procuram cativar a atenção de quem precisa de estar ligado à Internet em movimento e opta por uma pen.

Demos uma volta pela informação disponível e hoje mostramos-lhe as opções acessíveis a quem quer subscrever um tarifário de banda larga móvel, 3G ou 4G. Vamos a isso e não tenha medo de ficar baralhado, ainda não foi desta que os operadores decidiram distinguir-se pela diferença… as ofertas continuam praticamente iguais.

TMN, Vodafone e Optimus baixaram o preço da mensalidade nas ofertas pós-pagas de banda larga móvel, que até ao primeiro dia do próximo ano custam por mês 9,9 euros, independentemente da opção subscrita.

O preço é interessante mas vale a pena frisar que não dura mais de três meses e que obriga à aceitação de um contrato de fidelização de 12 meses, período que vai muito para além da baixa de preço. No caso da Optimus o acesso ao desconto obriga ainda à adoção da fatura eletrónica. Em qualquer um dos operadores as condições tarifárias promocionais estão disponíveis para quem aderir até 31 de outubro.

TMN
Tarifários pós-pagos TMN


Analisando as condições oferecidas por cada uma das empresas, para além do período promocional, também há poucas diferenças a registar. Acontece o mesmo com o número de opções disponíveis. TMN e Optimus desdobram a oferta de banda larga móvel em cinco opções exatamente com as mesmas características (só há um preço diferente). Os débitos disponíveis têm como limites os 2, os 5, os 14,4, os 50 e os 100 Mbps. As duas primeiras opções têm tráfego limitado a 1 e 4G, respetivamente. As restantes três opções gozam de tráfego ilimitado.

A proposta tarifária da Vodafone é idêntica e acrescenta apenas mais uma opção às cinco da concorrência: os clientes da operadora podem também optar por uma combinação de banda larga até 43,2 Mbps com tráfego ilimitado.

optimus
Tarifários pós-pagos Vodafone

Entre as opções disponíveis, cada um dos operadores reserva duas propostas para a oferta 4G, com 50 e 100 Mpbs de débito máximo e tráfego ilimitado. Também a estas duas opções se aplica a mensalidade promocional de 9,90 euros até final do ano, atualizada para novos valores a partir dessa altura.

A partir de janeiro Vodafone e TMN cobram 37,99 euros pelo pacote com 50 Mbps e 49,99 euros pelo pacote de 100 Mbps. A Optimus tem uma proposta igual para os 100 Mbps, mas apresenta uma mensalidade mais cara para a opção de 50 Mbps (39,99 euros). As tarifas de 39,99 e 49,99 euros para os packs 4G de 50 e 100 Mbps só começam a ser aplicadas pela Optimus em janeiro e até final de 2013. Até lá as mensalidades dos dois produtos são mais elevadas.

Vodafone
Tarifários pós-pagos Optimus

Os três operadores discriminam ainda condições para tablets (os pacotes 3G mas com especificações diferentes ao nível dos débitos disponíveis) e para a ligação de dois equipamentos a um mesmo acesso de banda larga, para além de terem em curso um conjunto de promoções para incentivar a compra de hardware ou a subscrição dos planos tarifários.

É o caso da Optimus que oferece três meses de utilização gratuita do software de segurança da Panda na subscrição de qualquer tarifário pós-pago, ou a Vodafone que desconta 50% no valor de uma pen 4G em troca de um contrato de fidelização de 24 meses.

Para quem faz uma utilização esporádica ou sem compromissos da banda larga móvel vale a pena consultar também as opções pré-pagas, sem obrigações contratuais associadas. Os carregamentos mínimos começam nos 10 euros e as velocidades disponíveis variam entre 1 e 2 Mbps, no máximo. O tempo ou o tráfego consumido são as unidades de medida destes tarifários, que mostramos abaixo.

Optimus - BL móvel pré-paga
Oferta pré-paga Optimus



TMN - BL móvel pré-paga
Oferta pré-paga TMN



vodafone - BL móvel pré-paga
Oferta pré-paga Vodafone



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira


Vídeos

Votações

Concorda com a proposta de restrição de acesso às redes sociais nas escolas?

VotarVer Resultados

Glossário

Assíncrono(a)Ver

Com. Operação que se desenrola de forma independente de qualquer mecanismo de sincronização. Os modems funcionam normalmente tranferindo dados entre si de forma “assíncrona”, uma vez que depe ...

Glossário

Tags

4221 resultados
1322 resultados
1266 resultados
1046 resultados
987 resultados