SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 11 Mai 2009 às 14:30

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Montra Tek: Os vídeos mais vistos da Internet

Há vídeos que vão da TV para a Internet e vice-versa. O certo é que aquilo que não se viu num lado é cada vez mais possível ver noutro. Veja os seis vídeos que mais despertaram curiosidade na Internet.

O vídeo tornou-se definitivamente um dos atractivos mais relevantes da Internet para uma larga percentagem dos utilizadores que acedem ao canal por questões lúdicas. Devem contar-se pelos dedos os utilizadores de Internet que nunca assistiram a um vídeo online e se os houver, provavelmente já viram na TV notícia ou programas baseados em vídeos de grande sucesso na internet.

A relação entre os dois meios tornou-se aliás bastante curiosa e de duplo sentido: há vídeos que nascem na Internet e de tanto sucesso que têm acabam por chegar à TV. Mas há também os programas de TV que acabam por reunir mais espectadores na Internet, depois da exibição, do que alguma vez poderiam imaginar para a emissão de TV.

Um exemplo da primeira situação pode ser o da cantora portuguesa Ana Free, que usou a Internet para conseguir a sua oportunidade no mundo do espectáculo e dar nas vistas. Um exemplo do segundo caso é claramente Susan Boyle. A escocesa de 48 anos, que participou no concurso de descoberta de talentos Britain's Got Talent, conseguiu elevar ao máximo o potencial de ligação entre os canais TV e Internet e convencer muitos milhões de curiosos a ver ou rever o seu talento.

Foi precisamente o fenómeno que fez chover pedidos na Visible Mesures, empresa que se dedica a medir a popularidade de campanhas virais de vídeo na Internet, para saber afinal quem são os mais vistas da Internet. Na resposta surgiu um ranking, que passará a ser publicado periodicamente e cujos primeiros resultados hoje aqui partilhamos, recorrendo alguns serviços de vídeos onde é possível aceder àqueles que serão os vídeos mais vistos de sempre na história da Internet.

No topo do Top está Soulja Boy, rapper e responsável pela interpretação do tema Crank That, que já foi visto mais de 356 milhões de vezes, nos 21 meses em que esteve disponível no YouTube e noutros canais com espaço para o vídeo.



O segundo lugar da tabela pertence ao trailer final do Crepúsculo, a colecção de livros que deu lugar a um filme para cinema. Em 14 meses de presença online o trailer foi visto 266,5 milhões de vezes.



No terceiro lugar da tabela surge Mariah Carey, com o vídeo do tema Touch My Body. No leque de localizações monitorizadas pela Visible Mesures, o vídeo já foi visto 230,2 milhões de vezes ao longo dos vários meses que está online e à medida que as vendas do trabalho também aumentavam no "mundo analógico".



Outra presença nesta tabela dos mais vistos, que para muitos não será uma novidade, é o vídeo Achmed the Dead Terrorist. É um dos conteúdos que chegou à Internet pelas mãos de quem viu o espectáculo de humor de Jeff Dunham, um ventríloquo que "contracena" com um terrorista morto em formato de boneco. O vídeo já foi visto 196,5 milhões de vezes, mais de 88 milhões de vezes só no YouTube.



Susan Boyle, a cantora escocesa, aparece afinal apenas no quinto lugar da tabela, com mais de 186 milhões de visualizações do seu vídeo nos vários serviços online onde foi colocado. A versão que aqui copiamos, disponível no Sapo Vídeos, já foi vista perto de 59 mil vezes. Mais interessante ainda é reparar que o vídeo é bastante recente online, comparado com os que estão acima na tabela. O vídeo de humor anterior, por exemplo, está online há 19 meses.



Fechamos esta tabela dos seis mais vistos online com Leona Lewis, cujo vídeo da música Bleeding Love já foi visto 185,6 milhões de vezes desde que chegou à Internet há 19 meses atrás, muitos meses para igualar uma marca que a desempregada escocesa conseguiu atingir em poucas semanas.



Da lista fazem ainda parte vários outros vídeos de música como Girlfriend de Avril Lavigne, With You de Chris Brown ou No One de Alicia Keys. A tabela dos 10 mais encerra com mais trailer, desta vez de The Dark Knight.

A tabela é ainda mais vasta e abarca 18 posições que reúnem vídeos com visualizações conjuntas de mais de 3 milhares de milhões, nos vários serviços e canais monitorizados pela plataforma até ao passado dia 1 de Maio.


Votações

Das aplicações que batem recordes de downloads, qual a que mais tem usado este verão?

VotarVer Resultados

Glossário

RAIDVer

Hard. Iniciais de Redundant Array of Independent (ou Inexpensive) Disks, ou seja, conjunto redundante de discos independentes (ou baratos). Um controlador RAID utiliza tecnologia SCSI para ligar entre ...

Glossário

Tags

4646 resultados
3180 resultados
743 resultados
666 resultados
386 resultados