SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 03 Abr 2012 às 15:30

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Montra TeK: Pinterest - A rede social do momento

O Pinterest pega no conceito do tradicional "quadro de cortiça" onde prendemos memórias, interesses e recados com pioneses, e transporta-o para o mundo virtual, permitindo "pendurar" imagens que representem os mais variados interesses dos utilizadores.

Hoje é o site com o ritmo de crescimento mais acelerado da curta história das redes sociais, mas os primeiros tempos não foram fáceis para o Pinterest.

Reza(m) a(s) história(s) que só sobreviveu graças à persistência do seu criador Ben Silbermann, um ex-funcionário do Google, que apesar de ser aconselhado a abandonar o projeto, acreditou no seu potencial.


O sonho começou em 2009 e foi mantido com a ajuda de dois amigos dos tempos de universidade, Evan Sharp e Paul Sciarra. Os três dizem que no início chegaram a contactar individualmente os poucos utilizadores que a nova rede social mantinha, com pedidos de sugestões para melhorar o serviço.

Silbermann afirmou mesmo, durante a sua participação na última edição do SXSW, que deixava o número de telemóvel nas homepages dos utilizadores para que o contactassem e que deve ter chegado a falar diretamente os primeiros 5.000 utilizadores do serviço.

Terá sido o público feminino, que continua a constituir a maior parte dos membros do Pinterest (mais de 80%), e mais especificamente aquele mais atento às questões da moda e beleza, que relançou o mural virtual.


Os dados mais recentes mostram o sucesso entretanto alcançado, com o site a registar o crescimento mais rápido da curta história das redes sociais, e a quase igualar o veterano Twitter em tráfego gerado, no início deste ano.

E se em fevereiro de 2011, o Pinterest somava apenas 170.000 utilizadores únicos, os dados, da ComScore, para o mesmo mês de 2012 mostram um crescimento para perto de 12 milhões de utilizadores. Só entre janeiro e fevereiro deste ano, este índice aumentou 52%.


O Pinterest pega no conceito do tradicional "quadro de cortiça" onde prendemos memórias, interesses e recados com pioneses, e transporta-o para o mundo virtual, permitindo "pendurar" imagens que representem os mais variados interesses dos seus membros.

Diversidade não falta, com temas que cobrem desde a já mencionada moda e beleza, à culinária, passando pelo cinema, desporto, animais, viagens, decoração, etc.

Um dos aspectos considerados mais apelativos está no modo como o Pinterest exibe os "pins" criados.

O site abandona o modelo cronológico usado pela maior parte dos seus concorrentes, baseado no conceito de atualidade, e prefere apostar numa disposição por colunas, a fazer lembrar um jornal. A popularidade é o critério aplicado às publicações apresentadas a partir da homepage.


O serviço permite aos seus membros criarem as suas coleções de imagens, e depois publicá-las em sites como o Facebook ou o Twitter. Tal como acontece noutras redes sociais, é possível "gostar", "comentar" e "partilhar" cada um dos pins.


Além de atrair "utilizadores individuais", o Pinterest tem tido bastante sucesso entre marcas e empresas, mostrando ao Facebook - onde o modelo de negócio está a custar a vingar - que pode ser um concorrente à altura neste segmento.

Refira-se que o Pinterest foi criado como uma rede fechada, que funcionava apenas por convites de "amigos", e que ainda permanece como tal, mas agora com a opção adicional de os interessados poderem inscrever-se diretamente a partir do site e ficarem em lista de espera.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé


Vídeos

Votações

Das aplicações que batem recordes de downloads, qual a que mais tem usado este verão?

VotarVer Resultados

Glossário

BackupVer

Soft. Hard. Termo normalmente usado no contexto das cópias de segurança de documentos, ficheiros ou programas. Pode ser usado no contexto do software usado para realizar a tarefa (“software de bac ...

Glossário

Tags

4688 resultados
3196 resultados
1497 resultados
678 resultados
400 resultados