A ACIST, Associação Empresarial de Comunicações de Portugal, vai realizar um seminário sobre a TDT em Portugal no próximo dia 9 de março. Diz a associação que este evento chega na sequência daquele que foi realizado em 2014.

Este evento, que terá um “cariz eminentemente técnico” vai analisar e caracterizar o estado atual da Televisão Digital Terrestre em Portugal e a evolução ocorrida desde 2014 até aos dias de hoje.

Explica a ACIST que “o número de canais disponibilizado, o modelo e respetivos custos, assim como o conceito de acesso à plataforma TDT por parte dos interessados, o nível da cobertura e as oportunidades de melhoria, serão temas seguramente a analisar e refletir”.

Para além destes temas, também vão estar em cima da mesa as oportunidades de serviços que se perspetivam para as PMEs do setor e que sentido de evolução será expectável. Estas são questões que a associação pretende responder “com a participação dos principais stakeholders deste processo em Portugal”.

Em 2011 começaram a ser desligados alguns retransmissores analógicos, com algumas regiões a aderir à TDT imediatamente. Em abril de 2012 foram desligados todos os emissores e retransmissores do território nacional, fazendo com que todo o país tivesse TDT em exclusivo.