Olhando para o rol de filmes de ficção-científica que têm sido feitos ao longo dos anos é evidente que muitos deles versam sobre a ambição humana de criar o ente perfeito. Mas, tal como todas as criações do Homem, comporta sempre um grau – ainda que reduzido – de imperfeição.

Um grupo de investigadores do Instituto Max Planck para Sistemas Inteligentes (Alemanha) e da Universidade do Texas (Estados Unidos) uniram-se pra desenvolver uma plataforma que permite aos utilizadores criarem avatares virtuais em 3D utilizando apenas palavras e manipulando certas variáveis relativas ao aspeto físico.

[caption][/caption]

De acordo com informações oficiais, o sistema Body Talk consegue pegar em fotografias em 2D e transformá-las em fac-símiles digitais em três dimensões. Além disso, pode também ser utilizado para gerar “corpos virtuais” aleatórios.

Os investigadores explicam que esta tecnologia tem um amplo leque de aplicações, desde programas para as áreas da Saúde e da Medicina até a aplicações para os setores da Moda e da Realidade Virtual.

A maior parte das funcionalidades deste sistema não estão disponíveis para o “comum dos mortais”, mas, através deste site, o utilizador pode comprovar em primeira mão o potencial desta tecnologia, e divertir-se a tentar criar “vida digital”.