O concurso arrancou no início de abril e as candidaturas estão abertas até dia 1 de agosto de 2016 através do site oficial do concurso.

Até ao momento foram 34 os projetos destacados pelo concurso de ideias Fraunhofer Portugal Challenge ao longo de seis anos, entre eles, um protótipo de uma cadeira inteligente com sensores que classifica e corrige posturas erradas; um guia com som para ambientes interiores; um sistema que efetua eletrocardiogramas através dos dedos ou uma antena embebida no corpo humano.

[caption][/caption]

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge pretende encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática através da atribuição de um prémio aos estudantes e investigadores.

As ideias a concurso contemplam uma vertente prática, ou seja, são orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas.

Anualmente, são distinguidas as melhores ideias nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), multimédia e ciências relacionadas. O concurso envolve duas categorias, Mestrado e Doutoramento, sendo premiados três finalistas em cada uma delas, ou seja, seis no total.